Decoração e Paisagismo

Sala de jantar decorada

Uma sala de jantar decorada não necessita de muitos móveis. Basta uma mesa, algumas cadeiras e um aparador que o mobiliário está inserido. Mas a escolha da mobília não é tão simples quando se tem pouco espaço. O tamanho de cada móvel faz toda a diferença, necessitando de proporcionalidade com móveis menores em salas de jantar pequenas.

A circulação no espaço deve ser preservada, deixando uma distância suficiente de passagem quando as cadeiras estiverem ocupadas.

O formato das mesas faz diferença no ambiente. Mesas redondas ocupam mais espaço, sendo recomendadas em salas de jantar quadradas ou arredondadas por preencherem melhor estes espaços; em compensação acomodam mais pessoas. Já as mesas retangulares são ideais nos ambientes pequenos e estreitos pois seguem o mesmo formato da sala.

O modelo das cadeiras deve ser definido levando em consideração o tamanho da sala de jantar. Quanto menor o ambiente, mais simples (com menos itens) o modelo deve ser, como uma cadeira com espaldar baixo e sem braços.

As cadeiras não precisam ser todas iguais. É tendência na decoração ter um conjunto delas com algumas cores ou formatos diferentes, ou ainda uma poltrona na cabeceira, desde que no todo tenham alguma característica em comum.

Para se poupar espaço e ao mesmo tempo oferecer conforto e estilo, uma boa ideia é mesclar cadeiras com um móvel fixo, podendo este ser um banco ou sofá estofado / com almofadas, encostado na parede ou um canto alemão.

Investir em transparências, cores claras e tecidos leves é outra dica para trazer a sensação de amplitude ao ambiente, podendo ter cores vivas em alguns itens da decoração. As cores ideais para salas de jantar, que estimulem a fome, são as cores quentes (amarelo, laranja, vermelho), podendo usar também a cor verde.

A seguir, algumas ideias de sala de jantar decorada para você se inspirar!

Salas de jantar com mesas retangulares

A mais comum das salas pelo fato da mesa acompanhar o formato do ambiente, sem desperdício de área.

Sala de jantar decoradaSala de jantar decorada

Salas de jantar com mesas redondas

A uniformidade dos espaços de cada cadeira com as mesas redondas. Observem que salas quadradas comportam melhor estes formatos de mesa.
Sala de jantar decorada

Esta mesa oval segue o layout das cadeiras de mesas retangulares e vemos cadeiras com apoio para braços nas pontas da mesa.
Sala de jantar decorada

Salas de jantar pequenas

Conforto e estilo com bancos fixos e cadeiras no conjunto da mesa.
Sala de jantar decoradaSala de jantar decorada

 

Veja mais:

Mesa de jantar: aposte nas redondas

Como decorar salas pequenas

6 móveis para completar a Sala de Estar

 

Você pode gostar de ler também...