Cultura

Natal – dia da união, fraternidade e paz

Natal está aqui mais uma vez, mais um ano chegando ao fim. É época de nos prepararmos para mais uma reunião com a família e (ou) amigos. Mas o que realmente significa o Natal às pessoas?

Natal

Depois de um longo (e complicado) ano, cheio de turbulências e dificuldades, nos unimos com a esperança de um ano novo melhor. Toda família tem tradições nas comemorações de Natal, seja um jogo, lugar de reunir, enfeites, cerimônia ou até mesmo rezas. Aqui, vamos listar algumas das tradições de Natal que muitas famílias seguem todos os anos.

 

Leia também: Comidas de Natal

 

Tradições de Natal

 

Comemoração no dia 24

Natal

Muitos países ao redor do mundo costumam dormir cedo no dia 24 para iniciar as comemorações no dia de Natal, 25. No Brasil, os costumes são diferentes. É muito comum ir à casa de familiares e amigos na noite do dia 24, realizar a ceia, abrir presentes e ficar até depois da meia-noite para desejar feliz Natal a todos. A comemoração segue de madrugada. No dia seguinte, tem o tradicional almoço, mas a celebração principal fica por conta da véspera.

 

Ceia

Natal

Uma das partes mais maravilhosas do Natal é a famosa ceia. Você pode até tentar ficar no regime durante as festas de fim de ano, mas deve confessar que é praticamente impossível não se entregar às deliciosas comidas. Desde a entrada, que podem ser salada de maionese, bolinho de bacalhau ou tender, passando pelo prato principal que tem peru, arroz de bacalhau e risoto até a sobremesa, que muitos costumam fazer brigadeiro, mousse e tortas. Opções não faltam e te deixam satisfeito até o ano novo.

 

Amigo Secreto

Natal

Uma das brincadeiras mais famosas nas festas de fim de ano. O amigo secreto é divertido, envolve a todos e rende muitas risadas. É o jogo em que você pega um papel sorteado com o nome de outra pessoa, e aí você precisa dar um presente, mas antes de revelar, dar uma série de pistas de quem é. Muitos fazem piadas, relembram situações embaraçosas e alguns até escrevem poemas para os outros participantes descobrirem.

 

Papai Noel

Natal

Essa é a alegria das crianças. Todos os anos, algum parente se veste papai Noel e visita a casa para entregar presentes a todos. É uma tradição muito bonita que traz felicidade aos corações dos pequenos e memórias antigas aos mais velhos, da época em que o Natal uma magia.

 

Veja também: Férias: dicas para organizar seu imóvel antes de viajar

 

Esta época nos traz lembranças de todo um ano que passamos. Conquistas, arrependimentos, derrotas, sonhos e tudo que conseguimos atingir como meta. Mas o principal é poder sentir a sensação de renovação e olhar para o futuro com esperança de dias melhores, com muita saúde e amor. E principalmente paz na Terra, algo que em dias tão complicados, nós precisamos. Todos nós podemos ajudar a tornar o mundo um lugar muito melhor, ajudando ao próximo, olhando pelo amigo, amando e cuidando da família. De todos da Lopes, nós desejamos um maravilhoso Natal a você!

Você pode gostar de ler também...