Decoração e Paisagismo

Arranjo de flores para mesa

Arranjo de flores para mesa dá um toque especial ao ambiente, deixando tudo mais vivo, bonito e colorido. Seja um casamento sofisticado ou um simples evento de campo, pensar na decoração das mesas é algo essencial, visto que elas organizam o ambiente e, ainda, são partes integrantes de todo o espaço. Acesse o curso de arte floral e saiba tudo sobre arranjos de mesas e muita mais sobre flores.

Poucas coisas são tão versáteis para a decoração como os arranjos de mesa: além dos tipos de flores, os tamanhos, formatos, recipientes e organização podem variar, garantindo que você tenha pelo menos uma ideia que se encaixa em cada situação do seu cotidiano. Possibilitando uma experiência visual e, muitas vezes olfativa que deixará a decoração ainda mais incrível.

A seguir, confira algumas dicas que podem ajudar na hora de montar um belo arranjo de mesa.

Como escolher pelos arranjos de flores para mesas?

É preciso ter em mente que os arranjos de flores para mesas, mais do que elementos decorativos, integram toda a decoração. Assim, dependendo do estilo que escolheu para o evento, bem como local onde será realizado, ou o estilo de sua casa e o cômodo em que será colocado o arranjo, existe uma flor que se adapta melhor e é a mais indicada para o espaço.

Aposte nas combinações

Para compor arranjos de flores para mesas é preciso equilíbrio para que eles não sobrecarreguem o ambiente. Combine as cores das espécies de acordo com a decoração e mescle diversos tipos de flores em um mesmo vaso. O resultado pode ficar bonito e harmonioso.

Para cada evento existe um tipo de flor

Dependendo do evento realizado, há um tipo de arranjo ideal. Flores como Orquídeas, Tulipas e Rosas são ideais para um ambiente mais sofisticado. Já a Hortência e o Girassol são ideais para eventos realizados durante o dia. Também se deve observar a condição climática do espaço para que as plantas não sofram com temperaturas altas ou muito baixas.

Arranjo de flores

Escolha belos apoios

A composição dos arranjos de flores para mesas também precisa de uma base de sustentação. As opções são variadas: podem ser vasos de vidros, artesanais ou sustentáveis, como caixinhas de madeira, garrafas ou latas. Não se esqueça de incrementar esta base com outros itens. Essa pode ser a hora de inovar e ser criativo, aí vão algumas dicas de diferentes bases de sustentação para os arranjos de flores:

1 – Copos podem ser arranjo de flores para mesa

Decorar a casa com flores não exige muito trabalho ou dinheiro, basta um pouco de criatividade. Usar copos e jarras com formato diferenciado para acomodar as plantas é uma alternativa moderna e descontraída. Sua única preocupação na hora de utilizar esse material é verificar se o tamanho do recipiente consegue comportar a espécie que você deseja colocar no seu vaso.

2 – Arranjos de flores para mesa pequenos

Menos é mais. Em relação a decoração de ambientes, essa máxima faz todo o sentido. Pequenos detalhes, quando se usa pequenas garrafas ou frascos de perfume para dispor ramos de flor pela casa.

3 – Arranjos de flores para mesa em bule ou chaleira

Com aquele bule antigo ou aquela velha chaleira que não pode mais ser usada na cozinha, através de uma simples pintura, eles podem virar excelentes vasos de flores.

4 – Arranjos de flores para mesa com base diferente

Em vez de terra, você pode usar areia e conchas para fazer um arranjo sofisticado e bem alegre para o seu lar.

Arranjos de Flores para Mesa com base diferente

Arranjo com base diferente

5 – Arranjo com material reciclado

Reaproveitar faz bem para o seu bolso e para o meio ambiente. Latas de achocolatado, de azeite e de extrato de tomate e até caixas de leite tornam-se ótimos vasos de plantas para enfeitar a sala, a cozinha e outros ambientes.

Arranjo de flores

6 – Arranjo com frutas

Frutas inteiras ou em cortadas rodelas auxiliam na fixação das flores dentro do recipiente e conferem um estilo tropical à combinação. Essa é uma excelente alternativa para compor a ornamentação de eventos em dias quentes.

7 – Arranjo de flores para mesa em xícaras

O jogo de xícaras incompleto, que você já não usa mais na hora de servir um chá para as visitas, pode voltar à mesa como vasos charmosos para pequenos buquês.

Arranjos de Flores para Mesa com velas

Arranjo de flores com velas

12 – Arranjos em taças

Quer uma decoração charmosa e original para eventos comemorativos? Utilize taças para acomodar flores como lírios brancos ou copos-de-leite.

17 – Arranjo em garrafas

Quando descartadas no lixo, as garrafas de vidro passam anos em decomposição, prejudicando o meio ambiente. Dê um novo destino a elas, utilizando-as como jarras para flores. Basta retirar os rótulos, limpar e enfeitar com fitas ou adesivos.

18 – Arranjo com água colorida

Colorir a água é uma sugestão prática para quem não tem tempo de pintar os vasos. Para evitar que as flores absorvam a cor, coloque-as no recipiente poucos minutos antes do evento em que serão empregadas na decoração.

Naturais ou artificiais?

Se você quer criar arranjos de flores naturais para mesas, mas não quer gastar muito, opte pelas flores da estação, que costumam ser baratas e apresentam um bom resultado na decoração. Outro ponto que vale ser ressaltado quando as plantas são naturais é o perfume que elas exalam, que não pode ser tão forte para não desencadear qualquer tipo de alergia aos mais sensíveis e nem interferir diretamente no paladar dos mais exigentes.

As flores artificiais exigem menos preocupações e cuidados, porém, possuem a desvantagem de não terem a vivacidade de uma planta natural. Mas, muitos arranjos, quando bem montados, ficam bonitos também.

Conte com um profissional

Floristas e profissionais especializados em design de interiores são as melhores pessoas para se pedir um auxílio durante a criação de arranjos de flores para mesas. Se você quer um ambiente diferenciado com flores ideais para as suas necessidades, a ajuda de um profissional faz toda a diferença.

Sem dúvida alguma, os arranjos de flores para mesas é o que há de mais charmoso, delicado e elegante para a decoração da mesa posta. As flores, que podem ter as mais diferentes cores, integram o ambiente, passando a sensação de acolhimento e preocupação do anfitrião com cada detalhe.

 

Veja também:

Inspiração DIY: Mason Jars!
5 enfeites natalinos que você mesma pode fazer

 

Você pode gostar de ler também...