Viagens

Primeira viagem de avião o que fazer [Guest Post]

O primeiro voo, por não se saber muito bem como tudo funciona, envolve muitas dúvidas e questões para se resolver. Confira.

Passagem e documentação

A passagem pode ser comprada por diversos meios e da melhor maneira que o futuro passageiro encontrar, seja diretamente com companhias aéreas, agências de viagem, telefone ou pelas diversas ferramentas de compra na internet. Conhecer quais os documentos necessários para o voo é um passo importantíssimo, sem eles não tem como realizar os demais procedimentos. Para voos nacionais, documentos com foto serão os necessários, já para alguns países da América do Sul o RG (original) é suficiente. Já para viagens internacionais é preciso de passaporte e visto aceito do lugar que será visitado.viagem de avião

O cuidado para fazer as malas

Será possível levar apenas duas malas por passageiro, a de mão, levada dentro do avião uma outra maior, despachada no check-in. É aconselhável conferir o que pode ou não com as companhias aéreas e cuidar do peso das malas, devido aos quilos máximos que podem ser levados. Nas de mão não será possível levar objetos pontiagudos, líquidos e objetos inflamáveis (como isqueiros), é aconselhável que se leve apenas objetos de mais valor nelas, deixando o restante para as malas que podem receber mais peso.

viagem de avião

Quer viajar sozinho? Veja os melhores lugares no Brasil

Aeroporto e check-in

Recomenda-se que se chegue de uma a duas horas antecipadamente ao aeroporto, em voos internacionais essa importância aumenta. Este adiantamento é para que tudo possa ser feito calmamente, evitando problemas. O check-in, é feito no balcão de embarque da respectiva companhia aérea, neste processo será vista a documentação, feita avaliação e identificação da mala. O funcionário da companhia por fim irá emitir o cartão de embarque e fornecer as informações necessárias. Assim, é possível acompanhar os monitores próximos ao portão de embarque informados no bilhete e aos chamados nos alto-falantes, caso aconteça alguma mudança você estará atento. Nesta mesma etapa será feita a passagem pelo detector de metais.

viagem de avião

3 passos para organizar sua viagem com tranquilidade

Dentro do avião

O primeiro passo é respeitar a numeração da poltrona, depois ouvir atentamente as orientações sobre procedimentos de segurança passadas pelos comissários de bordo. Aparelhos eletrônicos devem ficar desligados, os celulares apenas na opção de ajustes “modo avião”, sendo possível tirar fotos por exemplo, mas de maneira que não atrapalhe a tranquilidade dos demais passageiros. Alguns tipos de alimento podem ser levados, chicletes por exemplo, são recomendados para os momentos de subida e descida, ajudando a amenizar dores de ouvido que algumas pessoas acabam sentindo. Caso aconteçam turbulências, o nervosismo é natural, e o correto é permanecer sentado com cintos atados. Para viagens longas, procure dar algumas caminhadas pelo avião.

viagem de avião

+ Mochilão pelo Nordeste

Desembarque

Se o voo é com conexão, o desembarque para a troca de avião é feito de maneira tranquila, obedecendo os passos indicados pelos comissários. Em caso de escala, todos os passageiros deverão permanecer dentro do avião. No desembarque final, dirija-se à esteira de bagagens, sem esquecer de verificar se os dados conferem com os informados no momento de embarque, muitas malas podem ser parecidas. Em viagens internacionais é necessário passar pelo guichê de imigração.

 

Veja também:

Um compilado de conteúdos e dicas para quem quer viajar

Férias: destinos baratos para viajar

8 dicas de como economizar na hora de escolher um hotel

 

Você pode gostar de ler também...