Sustentabilidade

Dicas para reduzir os custos com energia elétrica no verão

As contas de energia elétrica têm tendência a flutuar nos custos, especialmente durante as mudanças sazonais da temperatura. Durante os meses mais quentes, a maioria das pessoas tende a ligar seus aparelhos de ar condicionado para esfriar suas casas ou apartamentos o mais rápido possível.

Isso pode causar um aumento drástico na conta de energia e levar muita gente a se perguntar como reduzir a conta. No entanto, isso não precisa lhe causar tanta dor de cabeça.

Há etapas a seguir e ajustes simples que podem ser feitos em sua vida cotidiana para reduzir os custos com energia.

energia elétrica

 

Economizando energia no calor do verão

Troque o ar condicionado pelo ventilador

Os ventiladores permanentes exigem muito menos energia elétrica do que o seu sistema de ar condicionado, e é provável que você tenha pelo menos um em casa. Embora os ventiladores não esfriem ou aqueçam o ar, eles o movem. Você então pode definir a direção que prefere que o ar sopre.

Toda a sua casa precisa ser resfriada? Se você está planejando apenas gastar algum tempo em uma área na maior parte do dia ou noite, usar um ventilador para esfriar apenas essa área é a sua melhor opção para reduzir custos.

Os ventiladores de teto podem manter um ambiente resfriado quase como se estivesse usando um ar condicionado. E o bom é que geralmente usam até 50% menos energia do que um aparelho de ar.

 

Selar a casa

As aberturas nas quais o calor se desliza facilmente são mais comumente encontradas em torno de portas e janelas. Selar essas áreas pode reduzir os custos de energia em 15 a 30%.

energia elétrica

 

Desligue as luzes quando deixar o local

A iluminação contabiliza cerca de 10% da conta de energia elétrica. Para economizar na conta, quando sair de uma sala certifique-se de desligar as luzes. Se você está gastando tempo em uma sala que possui luz natural suficiente para funcionar sem ligar as luzes, isso pode poupar energia.

No entanto, a quantidade de luz que você deixa entrar em janelas abertas pode desempenhar um papel importante na sua conta de energia; Isso faz uma grande diferença em quanto de calor o ar condicionado está enfrentando.

 

Árvores com boa sombra

A plantação de árvores ao redor do exterior do prédio impedirá que o sol brilhe dentro de sua casa. Se árvores ou arbustos sombrearem sua aparelho de ar, você poderá aumentar a sua eficiência em até 10%.

Antes de instalar o seu ar condicionado, verifique se a parte externa tem condições de ficar em um local sombreado na maior parte do tempo.

 

Ventilação natural

Você mora em um clima onde as temperaturas esfriam à noite? Se assim for, desligue seu sistema de resfriamento e abra suas janelas antes de ir dormir. Quando você acorda pela manhã, feche as janelas e persianas para capturar o ar frio.

 

Autor: Empresa de ar – Instalação de ar condicionado RJ

Você pode gostar de ler também...