Mercado Imobiliário

Como valorizar o seu imóvel antes de uma venda ou arrendamento

Valorizar o seu imóvelO ato de colocar um imóvel no mercado, quer seja ele de venda ou arrendamento é bastante simples, especialmente quando conta com a ajuda de uma imobiliária.

No entanto conseguir o maior valor possível por ela em ambos os casos nem sempre é o mais fácil e a imobiliária só pode ajudar até certo ponto.

Pode lhe parecer um pouco contraditório, mas renovações são um fator decisivo muitas vezes para conseguir o melhor negócio possível.

“Mas como assim!? Eu quero ganhar algum dinheiro, não quero gastar mais!”

O lema de que é preciso gastar dinheiro para ganhar dinheiro aplica-se aqui e por uma razão muito simples: o tempo passa e o seu imóvel vai demonstrando isso.

Veja então abaixo quais são algumas das principais coisas que pode fazer para renovar e valorizar o seu imóvel.

Abrir os espaços

Este deve ser o item da lista que mais dispendioso vai ser, mas também será talvez o que mais fará a diferença, especialmente em casas mais velhas.

Antigamente as divisões eram mais pequenas do que nos dias de hoje e existia uma necessidade grande de compartimentar muito o espaço, ficando assim com mais paredes e espaços menores.

Nos dias de hoje procura-se casas com uma planta mais aberta, onde se possa sentir que os espaços são maiores.

Dito isto, talvez seja uma boa ideia abrir o espaço e ligar a cozinha com a sala de estar ou então desistir da sala de jantar formal.

Outra opção é aproveitar melhor as vistas se possuir, e substituir as paredes exteriores da sala, por exemplo, por janelas ou paredes de vidro.

Valorizar o seu imóvel

Remodele a cozinha e/ou as casas de banho

Estes dois lugares são onde se vê mais que o tempo passou e as modas mudaram, sendo que nada lhe trará mais retorno numa renovação do que investir nestas duas coisas.

Modernize, deixe o espaço com um aspecto mais amplo e limpo.

Você como utilizador e se já procurou um lugar para morar sabe que uma das primeiras coisas que olhou foi para o estado e aspecto destas duas divisões.

Mobilie a casa

Uma casa mobiliada tem muito mais o aspecto de um lar que apenas paredes.

Aqui tem que ter cuidado para não personalizar muito, porque cada um tem os seus gostos e quanto mais personalizado, menor será o seu público-alvo.

Opte por materiais que tenham uma maior resistência e durabilidade caso vá arrendar, mesmo que possam custar um pouco mais porque assim irá compensar-lhe mais a longo prazo.

No arrendamento também é uma boa ideia procurar coisas de 2ª mão ou em promoção. Desde que a qualidade seja boa e esteja em bom estado não tem porque não o fazer.

Se procurar, vai certamente encontrar muitas pessoas que decidiram fazer o mesmo que você ou semelhante, compraram um imóvel, estão a remodelar a cozinha e precisam vender tudo e talvez até seja muito boa, apenas querem outro estilo.

Valorizar o seu imóvel

Mudanças mínimas exigidas

Caso não tenha mesmo dinheiro para grandes mudanças, então pelo menos garanta o mínimo para conseguir vender a sua casa por um valor justo.

Pintura das paredes caso estejam com alguma rachadura, pintar com cores neutras e algumas paredes de destaque, certificar-se que a casa não tem problemas elétricos, fugas de água, etc.

Coisas simples como estas não irão valorizar o seu imóvel, mas impedirão que ele desvalorize ou que fique parado no mercado sem ninguém querer comprar.

Não se esqueça de valorizar a localização…

Umas localizações são melhores que outras, isso é um fato.

No entanto quase de certeza que existe sempre algo de bom na localização do seu imóvel, mesmo que sejam coisas mínimas como proximidade a escolas, supermercados, restaurantes, etc.

Muitas vezes podem ajudar bastante na hora de convencer o comprador que o seu imóvel é o indicado para ele.

Se tiver algum ponto turístico perto poderá também servir de vantagem na venda.

Nota

Considere bem estes fatores e a parte da remodelação. Mesmo que não tenha muito capital para investir, talvez conseguir um pequeno empréstimo junto do seu banco será uma boa jogada. Eles têm muitas garantias de que irá pagar e por isso você pode negociar uma taxa de juros bem baixa e pagar logo o empréstimo.

E então, aprendeu um pouco mais sobre como conseguir valorizar o seu imóvel para quando for vender ou arrendar?

 

Autor: Ricardo Pereira é licenciado em Gestão e busca alcançar muitas pessoas e espalhar conhecimento através de artigos em blogs.

 

Leia também:

+ Conheça 5 fatores que colaboram com a depreciação de imóveis

+ Primeira visita: 4 Dicas para fazer uma boa avaliação de um imóvel

+ Saiba como vender um imóvel rápido!

Você pode gostar de ler também...