Sustentabilidade

Conheça as vantagens da água de reuso em condomínios

Com a crise hídrica e financeira que estamos enfrentando em nosso país (Brasil), é de extrema importância que a população tenha consciência do uso sustentável desse recurso para que o mesmo não falte às demais gerações.

água de reuso em condomínios

Por conta disso, se faz necessário pensar e trabalhar com as águas de reuso, seja em empresas, indústrias, casas e/ou condomínios.

Para você que habita em um prédio, saiba que um sistema apropriado para captação de água de reuso em condomínios. Quer saber mais? Então, veja seu funcionamento e as vantagens de se instalar esse sistema.

 

O funcionamento em condomínios e suas vantagens

Todo apartamento tem o que chamamos de água cinza, ou seja, é aquela água que pode ser reaproveitada, proveniente de banhos, lavatórios (pia de banheiro) e de máquinas de lavar. Essa água cinza é diferente daquela proveniente, por exemplo, de pias de cozinha, de água de descarga, as chamadas de águas negras, pois possuem contato, muitas vezes, de fezes e urina.

Então, em primeiro lugar, o sistema de água de reuso em condomínios precisa separar esses dois tipos de água, levando as negras para o esgoto e as cinzas para o reaproveitamento. Lembrando que, essa água não é potável. Ainda que o sistema permita tratar essa água, ela ainda não pode ser consumida, nem utilizada em banhos, na cozinha, enfim, somente para outros fins, tais como: lavar o chão, peças mais pesadas, como tapetes, lavar o carro (não para enxágue final), entre outras atividades.

Instalando esse sistema, os condôminos de maneira geral poderão acompanhar redução satisfatória de gastos de água. Além disso, criando essa cultura de reuso, além da contribuição com o meio ambiente, os moradores já ficam preparados para se houver uma crise hídrica mais intensa, que a mesma não os atinja.

Outra vantagem da água de reuso em condomínios é através da captação de chuva. Utilizando-se de calhas e reservatórios em separado, essa água pode ser utilizada para irrigar jardins, lavar áreas externas do condomínio, descargas e afins.

 

Verificando a viabilidade do sistema

Pense você que, em uma residência, o uso de água já tem um volume de desperdício enorme, imagine, então, em um condomínio. Logo, esse gasto de água é infinitamente maior, sendo assim, é importante que os condôminos em comum acordo verifiquem a possibilidade de contratar uma empresa especializada para fazer a inserção desse sistema de água de reuso em condomínios.

Em condomínios muito pequenos, provavelmente a questão financeira ainda será um fator decisivo, devido ao alto custo para implantação do sistema de reuso. Então, segundo empresas especializadas no assunto, o ideal é que o condomínio possua mais de 30 mil metros quadrados para se ter esse sistema, uma vez que o mesmo precisará de manutenção constante. Na dúvida, solicite uma reunião com algumas empresas especializadas que poderão explicar o mecanismo dentro do seu condomínio.

Por isso que, hoje em dia, os engenheiros e os arquitetos já pensam no projeto com essa mecânica, pensando de forma sustentável, agregando ao empreendimento e ajudando assim o meio ambiente.

Caso não haja a possibilidade de implantação do sistema de água de reuso em seu condomínio, procure fazer a sua parte, dentro do seu apartamento, reutilizando, por exemplo, a água da máquina de lavar para descargas. Passe essa ideia adiante! O mundo precisa de ações sustentáveis.

 

Autor: Grupo Veolia Brasil

Você pode gostar de ler também...