Decoração e Paisagismo

Dicas de como decorar um apartamento pequeno

Quando se tem um apartamento pequeno, por vezes é possível pensar que a decoração do seu lar será um verdadeiro tormento. Entretanto essa sensação pode ser totalmente equivocada, sendo que com muita criatividade e planejamento é possível que o ambiente se torne em algo extremamente aconchegante e com a cara dos seus donos.

Vamos conhecer algumas dicas que podem te ajudar na hora de decorar apartamentos pequenos.

apartamento pequeno

 

Planeje muito bem o espaço

O primeiro passo é começar imaginando como será a circulação ideal do seu apartamento e somente após analisar como ficará o espaço é que você pode passar para a parte mais divertida que é ir comprar os móveis.

Muitas vezes o que acontece é o inverso as pessoas saem para comprar os móveis, encontram aquele que ficam apaixonado e compram. Ao chegar em casa é que percebem que o móvel é um tremendo elefante branco e que só serve para deixar o seu apartamento com a sensação de ser menor ainda.

Portanto tente vencer essa vontade de sair comprando o móvel que você se apaixonou e se prepare para não pular nenhuma etapa.

apartamento pequeno

 

Busque móveis que apresentem mais de uma utilidade

Essa dica é muito importante, por que procurar vários móveis se um pode ser usado para diversas finalidades? Quando se tem pouco espaço, recorrer a esse tipo de estratégia é um grande ganho. Ao utilizar um móvel com várias finalidades você terá ambientes mais práticos e não poluirá por completo os cômodos.

Indo além, procure por se valer de móveis planejados, os quais ocuparão todos os mínimos espaços, sempre lembrando que qualquer espaço conquistado vale muito para apartamento pequenos.

apartamento pequeno

 

Evite rebaixar o teto se não houver necessidade

Muitas vezes rebaixamos o teto para ganhar uma iluminação embutida em nossa casa, entretanto apartamentos com o pé direito muito baixo, utilizar essa estratégia pode ser um tiro no pé, uma vez que o ambiente passará a sensação de ser ainda menor.

A saída nesses casos é procurar por luminárias que apresentem trilhos eletrificados, elas podem oferecer uma iluminação bem bonita, elegante e atraente sem a necessidade de rebaixar o teto.

apartamento pequeno

 

Painéis de Vidro

Para passar a impressão de um ambiente cosmopolita e sofisticado é possível utilizar painéis de vidro ao invés de paredes. Esse tipo de “parede de vidro” fará com que o lugar se torne muito mais amplo e livre, ideal para aquelas pessoas que gostam da sensação de liberdade.

Ao fazer isso o seu apartamento ganhará uma sensação de amplitude e ainda por cima a luz natural poderá penetrar em sua casa de várias formas diferentes. É uma escolha diferente, mas que apresenta um propósito bem legal e diferente para a decoração de apartamentos pequenos.

É possível deixar o seu apartamento pequeno muito confortável e aconchegante utilizando essas dicas simples. Mas lembre-se que o importante de uma decoração é que você se sinta bem dentro do ambiente, portanto libere a sua criatividade e busque a melhor decoração que combine com a sua personalidade.

Autor: Matheus Bertoluci

 

Você pode gostar de ler também...