Decoração e Paisagismo

Como escolher sofá para sacada gourmet

Deixar sua varanda mais aconchegante para receber amigos ou mesmo descansar valoriza o espaço

Seja para receber os amigos, preparar um churrasco ou mesmo ler a um bom livro: a sacada de sua residência deve transpirar aconchego e conforto. Por isso, nada como escolher direitinho o sofá para este ambiente. No entanto, é importante ressaltar que este sofá, além de confortável, deve ter o tamanho e a estrutura correta para não abarrotar o espaço.

Além disso, tão importante quanto é escolher qual o tecido que cobrirá o sofá, uma vez que as varandas geralmente estão mais expostas ao calor, sol, vento e chuva. Um tapeceiro especializado pode ajudar a criar o ambiente perfeito para os seus dias de descanso e descontração.

Um sofá acolhedor

Para relaxar e aproveitar o máximo de sua varanda gourmet, seu sofá pode ter estrutura em madeira tratada e almofadas largas e aconchegantes. Complemente a decoração com vasos e quadros e terá ainda mais charme. Além disso, almofadas podem servir muito bem para aumentar o conforto.

sofá

Sofá em “L”

sofáSe sua varanda tem um espaço de dar inveja aos outros cômodos da casa, porque não escolher um sofá em “L”? Basta usar a criatividade e escolher o melhor canto para colocá-lo. Para complementar o espaço, uma mesa ao centro, próxima ao sofá e muitas almofadas podem compor com sofisticação e conforto.

Vime: mais perto da natureza

sofá

O vime é um dos materiais mais indicados para varandas e locais em que o sofá fique exposto diretamente ao clima. Tudo porque, este material suporta o sol, o vento e até a chuva. Além disso, o vime pode ser entrelaçado de diversas formas e formatos. Há quem prefira os mais delicados e inclusive, coloridos. A dica aqui é usar e abusar de cores que agradem aos seus olhos e que sejam relaxantes. Tons pastel, tons de cinza ou bege escuro ainda sujam menos e ficam super elegantes. Confie!

Futons: ótima escolha para lugares menores

sofá

Entre os móveis de varanda, um dos mais relaxantes é o futon. A praticidade e beleza fazem deste móvel um coringa para estes espaços. Geralmente em tecidos resistentes, os futons podem ser colocados sobre pallets, decks de madeira e até mesmo diretamente no chão. Aqui também as almofadas são uma ótima pedida. Outra vantagem de escolher um futon é que ele pode ser recolhido facilmente quando não estiver em uso ou quando você precisar de mais espaço para confraternizar com amigos.

Como deve ser o sofá de sua varanda?

Responder a essa pergunta, como vimos, não é das tarefas mais difíceis. São tantas opções disponíveis no mercado de móveis e tapeçaria que deixariam qualquer um de queixo caído. No entanto, algumas medidas preventivas devem ser tomadas antes mesmo de optar por algum dos modelos acima ou outros tipos de sofá.

Um dos pontos importantes e inclusive mencionados no início deste texto é o tamanho. Lembre-se de medir ao espaço antes de escolher qualquer modelo. Assim, veja um design que não atrapalhe o caminho e tampouco deixe sua varanda com ares de depósito, de tão cheia e abarrotada.

sofá

Além disso, veja um tecido que não molhe facilmente e nem fique grudando no corpo em dias mais quentes. Couro para este espaço? Melhor evitar. Cuidado com que pode ser muito bonito aos olhos, mas ter pouca funcionalidade.

Ser confortável é fator primordial. Afinal, será neste sofá que você ficará parte de seu tempo em que estiver na sacada de sua residência. Com todos esses pontos avaliados, basta escolher o sofá mais bonito e mais agradável aos seus olhos e aproveitá-lo em todos os momentos aconchegantes.

 

Autor: Adriana Lima– 24 anos, jornalista e apaixonada por decoração

 

Você pode gostar de ler também...