Sustentabilidade

5 Equipamentos que Ajudam a Economizar Água

economizar água

Economizar água além de ajudar no orçamento familiar diminuindo a conta, também é uma prática necessária para mantermos esse bem tão necessário sempre disponível.

A crise hídrica ganha proporções cada vez maiores e somente com uma drástica mudança de mentalidade e comportamento podemos revertê-la.

Até parece mentira, mas com pequenas atitudes no nosso dia a dia e alguns equipamentos simples podemos economizar uma quantidade considerável de água. E se isso se tornar comum dentro das casas brasileiras, quem sabe não começamos a mudar a situação atual?

Resolvemos então dar algumas dicas de produtos que ajudam e facilitam a tarefa de economizar água!

Lavadoras de alta pressão

economizar água

As lavadoras de alta pressão são máquinas que ligadas a uma mangueira comum, lançam com muita força a água limpando de maneira eficiente. São utilizadas para limpeza geral em residências, pontos comerciais e até mesmo na indústria.

Você provavelmente não sabia, mas essas lavadoras são capazes de consumir até 80% menos água que as mangueiras comuns de jardim.

Enquanto uma mangueira de jardim consome cerca de 2400 litros por hora, as lavadoras de alta pressão consomem em média 360 litros no mesmo tempo.

Claro que o uso consciente deve estar presente mesmo com uma dessas. Também é importante saber qual lavadora comprar! Procure as de qualidade certificada pelo INMETRO para garantir a economia na sua residência.

Cisternas

economizar água

As cisternas são reservatórios de água que armazenam água da chuva para que ela possa ser utilizada no dia a dia. Apesar de um pouco mais complicada de ser instalada é uma das maneiras mais eficazes de economizar água.

A água da chuva é captada por calhas e dutos instaladas nos telhados e pisos e vão enchendo a cisterna. A água armazenada pode ser utilizada para diversos fins como regar e fazer limpezas em geral. Mas para que a água possa ser consumida é necessário um tratamento bastante intenso.

Temporizadores de Banho

economizar água

São pequenos aparelhos que quando instalados ao chuveiro você pode definir um tempo padrão para os banhos, assim que o tempo se esgota o aparelho desliga o chuveiro.

Pode ser uma boa alternativa para famílias grandes onde é difícil controlar o tempo de banho principalmente das crianças e adolescentes.

Este é barato, fácil de encontrar e de instalação bastante simples.

Redutores de Vazão

economizar água

Esses pequenos acessórios são acoplados às torneiras ou chuveiros com o objetivo de reduzir a quantidade de saída de água. Tem um impacto prático, mas será que você precisa mesmo da vazão atual das torneiras da sua casa?

São baratíssimos, facilmente encontrado em qualquer loja de ferragens e você perderá apenas alguns minutos instalando-os na sua casa.

Arejadores

economizar água

Os arejadores são muito parecidos com os redutores de vazão, o objetivo deles é misturar a água com ar, dando à ela um aspecto de espuma. Isso ajuda muito a diminuir os respingos e também a reduzir a vazão das torneiras.

Segundo especialistas a utilização de um arejador de vazão constante pode resultar em uma economia de até 75% de água.

Estes são um pouco mais caros que os redutores de vazão, mas certamente vale a pena investir já que além do retorno financeiro nas contas você estará ajudando o meio ambiente.

 

Autor: João Scherer, conteudista online e entusiasta de ideias ambientais criativas

Você pode gostar de ler também...