Decoração e Paisagismo

Arquitetura clássica: saiba como usar a boiserie na sua casa

Criada na França, entre os séculos 17 e 18, a boiserie se manteve firme e forte na decoração. No século 18, a realeza utilizava elementos decorativos cheios de elegância, além de colaborar para um maior isolamento térmico do cômodo, hoje se mantem como um charme vintage.

Foto: Pinterest

Para quem não conhece, a boiserie são aquelas molduras delicadas que enfeitam as  paredes, normalmente desenhando quadrados ou retângulos, e deixam o local com a estética mais clássica. Antes as molduras eram de carpintaria, mas hoje são substituídos por gesso, cimento ou isopor. Boiserie passeia pela decoração em todos os estilos, do estilo palaciano rebuscado até o contemporâneo com linhas retas.

Foto: Pinterest

Apesar de possuir estética clássica, é possível combinar essas “molduras” com variados tipos de decoração, devendo apenas tomar cuidado para que o visual do ambiente não fique sobrecarregado.

Pode-se destacar outros itens decorativos, ou se preferir combinar composições com quadros. Outra opção é deixar a Boiserie se destacar isoladamente, brilhando como único elemento.

Foto: Pinterest

Se a parede possuir uma cor de destaque, procure pintar as molduras no mesmo tom, para ressaltar o efeito de relevo, evitando que o visual fique pesado. Não é necessário aplicar a moldura em ambientes grandes, se a parede tiver um tamanho reduzido, basta apenas adaptar o tamanho das molduras da boiserie.

Foto: Pinterest

Se você busca um efeito de divisão de ambientes, é possível aplicar as boiseries, tanto na metade inferior ou superior de paredes, causando um efeito discreto, mas cheio de estilo.

 

Como instalar a boiserie:

Como as boiseries já vem prontas, podem ser utilizadas para criar painéis decorativos nas superfícies, acabamentos em portas e armários. Simples de instalar, porém necessitam de atenção na hora de posicionar na superfície desejada. Não existe uma regra para seguir, porém os mínimos detalhes farão a diferença.

Os cuidados para aplicar as boiseries também devem estar voltados para a altura do pé direito do espaço desejado. Quanto mais altas as placas e molduras forem instaladas, mais pesado será o resultado na decoração, já que estas ficarão mais visíveis.

Foto: Pinterest

 

Leia mais:

+ Cor escura na parede

+ 10 dicas para decoração da sala de estar

+ Linguagem clássica no projeto contemporâneo

 

Você pode gostar de ler também...