Decoração e Paisagismo

Estilo rústico na decoração

O estilo rústico possui como fonte de inspiração a natureza e o principal elemento que o compõe é o uso da madeira, seja ela evidenciada no piso, vigas, teto ou mobiliários. O estilo retoma o aconchego da casa de campo tornando o ambiente uma “rota de fuga” para a correria da cidade.

Algo extremamente marcante nele são os acabamentos mais orgânicos em algumas peças e o uso do material em sua forma mais simples, como por exemplo a madeira de demolição.

Foto: Pinterest

 Trazendo para uma realidade urbana e contemporânea, o estilo pode ser mesclado com outros tornando a composição muito mais atual. Ao combinar a madeira com o cimento queimado e acabamentos de mobiliários em ferro por exemplo, cria-se ambientes rústicos, mas que também possuem um viés industrial ressaltando a sua originalidade.

 

Foto: Pinterest

Os tijolinhos também contêm papel fundamental quando falamos desse tipo de ambiente. Os acabamentos e cores são diversos passando desde o mais simples na sua forma mais pura até os pintados em branco. Além disso, eles trazem um ar descontraído e quando aliados à uma iluminação adequada podem se tornar o ponto focal de toda composição.

Foto: Pinterest

Um dos ambientes mais escolhidos para ser explorado pelo estilo são as varandas. Por ser um local onde quase sempre é buscado a calma e aconchego, o estilo é perfeito como escolha para o design.

Marcado por cores terrosas e pontos com vegetação, o ambiente procura trazer para quem o utiliza o reencontro do mesmo com seu lado interior e a natureza.

 

Foto: Pinterest

Para os amantes do estilo e de cores mais vivas, uma das alternativas é utilizar o branco como base para toda a composição. Assim, o ambiente se torna uma tela em branco para ser composto de uma maneira mais harmoniosa.

Ao trazer o branco como base, o papel das cores ganha visibilidade nos detalhes como nos tapetes, almofadas e itens decorativos. Os itens decorativos podem ser somados a antigos objetos que se encaixam perfeitamente na proposta, além de conterem um significado pessoal.

Foto: Pinterest

Outros elementos muito presentes na maioria das composições do estilo são os acabamentos em pedra, palha, juta e tecidos como o linho. Esses materiais retomam a ideia de conforto tornando o ambiente aconchegante para se passar horas.

Foto: Pinterest

 

Autor: Raquel Coronato, Inside Arquitetura.

Você pode gostar de ler também...