As melhores plantas para um jardim vertical
Decoração e Paisagismo

Jardim vertical: Conheça as espécies de plantas ideais

Plantas com suas cores, perfumes e formas é o item de decoração que você nunca se arrepende de inserir em seu lar ou negócio. Tendência para ambientes modernos, o jardim vertical tem sido o mais procurado para adaptar as folhagens a ambientes pequenos, ou grandes que precisam de um charme a mais!

Como também, que com a presença de plantas, o ambiente fica mais agradável, a rotina ganha mais delicadeza e ainda mais sustentável. Por isso, separamos alguns dos principais tipos e espécies de folhas que são ótimas opções para você criar o seu jardim vertical. Confira abaixo:

Vantagens do Jardim Vertical

O jardim vertical é uma tendência atual na decoração de interiores. Podendo se adaptar em diversos espaços e tamanhos, sendo também é uma ótima opção para quem deseja ficar próximo da natureza ou garantir um novo hobby.

Jardins em si, ajudam a melhorar o ar da região, reduzem a emissão de poluentes na atmosfera e trazem conforto térmico nos ambientes internos, diminuindo o uso de ar condicionados e gerando economia de energia em até 30%.

Outra vantagem é que os jardins verticais, atraem pássaros, abelhas e outras espécies, contribuindo com o equilíbrio do microclima local.

Cuidados essenciais 

Antes de implementar um jardim vertical no seu espaço preferido, é necessário saber os cuidados e se você está disposto á cumprir com eles. Por exemplo: as plantas são naturais, sendo assim precisaram ser reguadas frequentemente dependendo do tipo e da espécie que escolher.

Assim como, verificar se a parede em que o jardim será instalado, recebe a luz direta do sol, que é de extrema importância para a manutenção da plantas e mantê-las vivas. Além de ficar de olho e cuidar para não criar ervas daninhas, pragas e que nem só de água vive a plantinha. Adube!

Caso a parede não recebe a luz do sol, sem problemas! Nesse caso, será necessário também implantar uma luz específica, normalmente de cor verde, para que ocorra a fotossíntese das plantas e as mantenha em um ciclo de vida saudável.

E, antes de mais nada, lembre-se que é uma espécie de vida, que nasce, cresce e em algum momento morre. Dependendo da espécie que escolher, será necessário podas periódicas. Ou, apenas cortar em pequenas quantidades, folhas que já estão para cair.

Opções de Jardim Verticais

Mas, se o seu ambiente não é o mais adequado para a vida natural, há a opção de utilizar jardim vertical com plantas e flores artificiais. No entanto, não terá os mesmos benefícios sustentáveis que o jardim vertical natural, sendo apenas para a finalizada de decorar e dar mais vida ao espaço.

Nisso, também é importante dizer, que não será necessário regar as plantinhas, mas, por ser feito de plástico, as plantas e flores do jardim vertical artificial, precisarão ser limpas rotineiramente, por que se não acumulam pó.

As melhores plantas para um jardim vertical

Estrutura para o jardim vertical

No mercado, existem diversos tipos de estruturas para o jardim vertical, variando de acordo com o tamanho e orçamento disponível para a sua instalação.

Avalie o local onde deseja criar o efeito, entenda as medidas e como deseja que o jardim se estenda pelo ambiente.

As opções vão desde cobrir a parede inteira, assim como apenas faixas ou locais específicos, mas, cada tipo de ambiente pede um estrutura diferente. Confira algumas das estruturas mais utilizadas:

Blocos pré-moldados: são feitos com concreto fundido ou socado e devem ser instalados em muros impermeabilizados;

Blocos de cerâmica: este tipo de bloco necessita impermeabilização e pintura, além do uso de argamassa no momento de sua instalação.

Estrutura modular de plástico: é possível encontrar em opção individual ou em kits, sempre em lojas especializadas em jardinagem. Sua vantagem é que pode ser instalada nos mais variados tipos de superfícies, permitindo criar jardim diferenciados.

Treliças e vasos: com a possibilidade de serem adquiridos em diversos modelos e tipos de materiais, possuem fácil montagem, permitindo um projeto personalizado e autoral.

Lembre-se de avaliar os custos totais da implementação de um jardim vertical, da sua manutenção e opte por contratar empresas e profissionais qualificados, para que todas as suas expectativas sejam cumpridas.

Plantas ideais para o jardim vertical

Para que haja sucesso no projeto do jardim vertical, você já sabe que será necessário uma avaliação do local a ser instalado, levando em consideração a iluminação e o clima do local, fatores que determinam a escolhas das plantas ideais para serem cultivadas.

Como também, que por ser um bioma natural, as plantas precisam de cuidados essenciais para que se mantenham em suas cores vibrantes e iluminem o ambiente com a sua beleza. Além de ser uma ótima decoração, ainda contribui para um ambiente com ar mais puro e saudável.

E para cada tipo de espaço, seja casa, apartamento ou negócio, há plantas específicas que se dão melhor em casa um desses ambientes. Veja só:

Ambientes internos onde não há muita incidência de sol:

  • Samambaia
  • Antúrio
  • Asplênio
  • Singônio
  • Véu-de-noiva
  • Dinheiro-em-penca
  • Peperômia
  • Renda-portuguesa
  • Babosa-de-pau
  • Chifre-de-veado

Ambientes externos onde há muita incidência de sol:

  • Lambari-roxo
  • Aspargo-pluma
  • Barba-de-serpente
  • Colar-de-pérolas
  • Tillandsia
  • Orquídea-grapete
  • Brilhantina
  • Clorofito
  • Hera-inglesa
  • Jiboia

As opções precisam ser agradáveis visualmente, além de ser adaptável ao ambiente escolhido. Você pode até mesclar espécies e tipo, mas antes da aplicação entenda as necessidades de cada uma.

Há plantas que precisam de mais água e plantas que sequer precisam ser reguadas. Também  há aquelas que podem receber líquidos com um intervalo maior de tempo.

Isso também pede atenção aos locais abertos que podem receber  chuva. E se for o seu caso, escolha plantas que possam ficar debaixo de chuva que não sofrerão com a quantidade excessiva de água.

A grande dica aqui, é aproveitar e já instalar um sistema de irrigação automático, para que você não se preocupe em regar as plantas em excesso ou escassez, ou em períodos de recesso.

E aí, já escolheu quais serão as plantas do seu jardim vertical?

Leia mais:

+ Jardim vertical como forma inovadora de trazer verde às casas

+ Jardim suspenso: como dar vida a um apartamento pequeno

Plantas para jardim: qual o melhor tipo para sua casa

Você pode gostar de ler também...