Arquitetura

Casas (bem) estreitas

Viver hoje nas grandes cidades não é fácil. Longas horas no trânsito, preços absurdos e principalmente falta de espaço para todo mundo morar. Cada vez mais, as pessoas procuram por imóveis que se adequem no orçamento e que fiquem perto do seu emprego. E é por isso que apartamentos no formato de estúdios estão picando pelas cidades afora.

Mas ao invés de morar em um pequeno apartamento, porque não morar em uma pequena casa? No Japão é comum ver casas em terrenos super estreitos, o que resulta em casa “espremidas”.

Casas (bem) estreitas 01

Mas ter pouco espaço só significa que os arquitetos precisam continuamente procurar novas formas de se adequar e permitir que seus projetos sejam o mais adequados e eficiente para seus clientes. Há vários exemplos de construções finas e altas, colocadas entre estruturas já existentes, que traz a tona novos problemas como iluminação e proporções mínimas para morar.

Casas (bem) estreitas 05

 

A princípio essas limitações tendem a dar dor de cabeça aos profissionais, mas é neste tipo de adversidade onde boas ideias e inovações projetuais surgem para maximizar a área construída; o uso de materiais que providenciem o aumento da luz natural presente dentro da residência enquanto também possam dar privacidade devem ser buscados sempre.

Casas (bem) estreitas 02

A circulação deve ser muito bem pensada para não atrapalhar o dia a dia dos moradores, mas é certo que o uso de escadas possa inibir clientes com mais idade, por exemplo.

Casas (bem) estreitas 03

Mas bons exemplos devem ser seguidos, resta saber se aqui no Brasil as pessoas iriam gostar de morar em espaços bastante reduzidos, coisas que lá do outro lado do mundo acaba sendo normal.

Casas (bem) estreitas 04

E você, moraria em alguma dessas casas?

 

 

Você pode gostar de ler também...