Arquitetura

5 carreiras que você pode seguir após cursar Arquitetura

A formação em Arquitetura traz a possibilidade de atuar em diversas áreas no mercado de trabalho. Ao contrário do que muitos podem pensar, um arquiteto não se limita a passar o dia projetando e fazendo cálculos. A área de projeto é uma entre várias carreiras que o profissional pode seguir.

Carreiras

Se você tem interesse em cursar Arquitetura ou é recém-formado, confira algumas carreiras que você pode seguir como arquiteto e urbanista:

 Urbanismo

O urbanista trabalha com o planejamento de uma região, bairro e cidade, além da criação do layout de Conjuntos Habitacionais. Está ligado ao Plano Diretor e ao zoneamento de uma região, diretamente relacionado à organização espacial da cidade como um todo.

Este profissional tem um perfil analítico para enxergar os problemas urbanos e conseguir soluções.

Restauração

A restauração de edifícios é um ramo fundamental para que a história e cultura não se percam. Para trabalhar na área, é necessário aprender técnicas em restauro para manter as características originais da construção.

Fotografia e design

A arquitetura se aproxima do design e abre possibilidades para quem se identifica com comunicação e artes. Um curso de design gráfico pode complementar a formação e direcionar o profissional para a área de criação.

Uma área que está em crescimento é a fotografia de arquitetura, que prioriza a estética e a composição. É uma chance de aproveitar a sensibilidade e o olhar treinado de arquiteto para fazer arte.

Design de Mobiliário

Quem descobriu uma paixão pelo design pode se identificar com a área de design de móveis. Esse profissional é responsável por criar objetos e mobiliários, considerando as tendências do mercado e o desejo do público alvo. Como consequência, os produtos serão cada vez mais inovadores e sofisticados.

 Pesquisa

O arquiteto envolvido em pesquisa fica responsável por entender a profissão em seus aspectos culturais e sociais, além das melhorias que o futuro pode trazer. A área também possibilita a carreira acadêmica, como pesquisador ou professor universitário.

 

Leia também:

+ Arquitetura em São Paulo: 5 lugares para conhecer

+ Qual a diferença entre um designer de interiores e um arquiteto?

+ Descubra quais são as casas mais caras do mundo

 

Você pode gostar de ler também...