Arquitetura

7 curiosidades do mundo da arquitetura [Guest Post]

O design arquitetônico é uma ferramenta mágica e bastante excitante. E como toda e boa artística feita pelos melhores arquitetos, há várias curiosidades que todo bom amante da arquitetura deve saber. Eis abaixo uma lista com algumas curiosidades do mundo da arquitetura:

mundo da arquitetura

Obra inacabada

Atropelado por um bonde em 1926, o famoso arquiteto espanhol de 74 anos Gaudí faleceu logo em seguida ao acidente. Ele foi enterrado na Capela de Nossa Senhora do Carmen, localizada na Cripta da Sagrada Família em Barcelona. Uma de suas últimas obras ainda está em fase final de construção, trata-se do Templo Expiatório da Sagrada Família em Barcelona, na Espanha. A data estimada para o fim da construção é o ano de 2026. A construção iniciou em 1882.

mundo da arquitetura

mundo da arquitetura

mundo da arquitetura

Fotos: Wikipédia

Design eficiente

A ilha de Manhattan pode ser considerado um dos ótimos exemplos no que temos hoje por um design perfeito e eficiente. A ilha é capaz de ligar os distritos de Staten Island, Queens, The Bronx e New Jersey por meio de quatro túneis e 19 pontes.

mundo da arquitetura

mundo da arquitetura

Fotos: Wikipédia

Prédios e turbinas

O Brahrain World Trade Center foi uma das primeiras edificações a utilizar turbinas eólicas em sua estrutura. O objetivo das turbinas é o de aproveitar a energia dos ventos para ser utilizada no próprio prédio, economizando energia. As três turbinas de asa horizontal são capazes de gerar entre 10% a 15% da energia total utilizada. Este benefício custou apenas 3% do orçamento total de construção do projeto.

mundo da arquitetura

mundo da arquitetura

Fotos: Wikipédia

Design agressivo

O Banco da China (Bank of China em Inglês) pode ser considerado uma das construções mais “agressivas” do mundo quando analisado segundo a corrente de pensamento do Feng Shui.  Os acabamentos e as bordas da construção dão a impressão de serem pontas de flechas apontadas em “ataque direto” aos seus concorrentes.

mundo da arquitetura

Fotos: Pinterest

Cantando na chuva

Os designers Christoph Rossner, Annette Paul e Andre Tempel conseguiram com a “parede do funil” (wall of the funnel) em Dresden, Alemanha, um dos edifícios mais fascinantes da arquitetura moderna: um edifício que produz música quando chove. O sistema de drenagem, calhas e funis constituem um emaranhado que juntos podem produzir sons de acordo com o fluxo de água em suas estruturas.

mundo da arquitetura

Fotos: raredelights.com

Parede multicolorida

Se você ainda não conhece o artista Jackson Pollock, nós recomendamos uma pausa rápida no texto para busca. Dito isto, há um edifício na Holanda que reflete o estilo deste artista. O Dutch Institute for Sound and Vision em Hilversum, Holanda, é a representação de uma das pinturas do artista americano em uma versão multicolorida.os os cantos e opulento.

mundo da arquitetura

Fases de crescimento

Que a Torre Eiffel em Paris é uma maravilha arquitetônica, isto é inegável. A torre também é um dos edifícios que pode aumentar sua altura ao longo do tempo. Todo verão, o prédio registra um aumento entre 6 a 15 centímetros como resultado da dilatação térmica do metal do qual é construída.

mundo da arquitetura

Fotos: Wikipédia

 

Sobre o Autor: Mikael Araújo é um apaixonado por marketing digital, design e tecnologia.

 

Veja também:

+ “Do design orgânico a arquitetura viva”, uma porta para o futuro…

+ 8 ideias inspiradoras de divisórias casa e escritório

+ 10 casas brasileiras contemporâneas

 

Você pode gostar de ler também...