Arquitetura

10 casas brasileiras contemporâneas

Muitas pessoas optam por comprar lotes e construir sua própria casa. Por conta disso, projeção de casas é um tema muito recorrente na arquitetura. Por isso, resolvemos trazer uma amostra feita pelo ArchDaily, com dez casas brasileiras contemporâneas.

+ Investir em terreno ou comprar lote?

A seguir, confira o TOP 10 casas brasileiras contemporâneas.

Casa no Cerrado / Vazio S/A

casas brasileiras© Gabriel Castro

“[A casa] é, em poucas palavras, uma piscina no terraço e uma escada que leva a esse terraço, que desempenha também a função de mirante.”

 

Casa na Mata / Studiomk27 – Marcio Kogan + Samanta Cafardo

casas brasileiras© Fernando Guerra | FG+SG

“A implantação da casa nessa paisagem teve o objetivo de potencializar a conexão entre a arquitetura e a natureza, privilegiando a vista para o mar e a incidência de luz solar nos espaços internos.”

 

Casa Mipibu / Terra e Tuma Arquitetos Associados

casas brasileiras© Nelson Kon

“Considerando a inevitável verticalização de seus vizinhos, todos eles colados às divisas, o primeiro passo foi inverter as fachadas, pensar o projeto “do avesso”, como se retirássemos uma luva.”

 

Casa no Jardim Paulistano / GrupoSP

casas brasileiras© Nelson Kon

“A solução estrutural mesclando o concreto e o aço, os fechamentos metálicos e os revestimentos austeros, resultam em uma arquitetura sóbria, quase furtiva. Uma casa que se volta para dentro, considerando o entorno e preexistências introspectivas, realçando os espaços da vida sem, no entanto, fechá-los ou enclausurá-los.”

 

Residência Bento Noronha / Metro Arquitetos

casas brasileiras© Ilana Bessler

“O projeto desta casa é composto a partir de quatro volumes em concreto aparente, de diferentes alturas, interligados por áreas de circulação envidraçada. A organização desses volumes, distribuídos no lote, conformam uma série de pátios e jardins que ampliam a relação entre o exterior e o interior em cada cômodo.”

 

Casa das duas vigas / Yuri Vital

casas brasileiras© Nelson Kon

“Sustentada apenas por duas vigas e quatro pilares, a casa (…) se destaca pela sua concepção e inovação, aliadas a um custo acessível.”

 

Casa Bosques / Studio Colnaghi Arquitetura

casas brasileiras© Vanessa Bohn Fotografias

“Os desníveis da residência criam espaços/ambientes, sem que se perca a total integração entre eles. Ficam reservados, nesta casa de veraneio, somente os dormitórios.”

 

Residência Itahyê / DT Estúdio

casas brasileiras© Edu Castello

“Foi escolhido para cada volume da casa um material distinto: a área social está dentro do bloco de concreto, a parte íntima dentro do volume metálico, e os tijolos aparentes fazem o fechamento da parte de serviço. Os materiais foram selecionados para criar um conjunto equilibrado e harmonioso, tirando proveito das características térmica e estética de cada material.”

 

Casa Carrara / Studio [+] Valéria Gontijo

casas brasileiras© manufatura creative

“A casa toma sua forma com uma volumetria clara, limpa e objetiva, sempre com a intenção de ter espaços integrados, aliando funcionalidade ao modernismo que a cidade e o cotidiano da família exigiam.”

 

Casa Oficina / PAX.ARQ

casas brasileiras                                        © Bruno Candiotto

“Resultado de uma condição programática singular, o projeto da casa-oficina foi pensado para abrigar uma residência, uma oficina mecânica de alto desempenho e salas de aula para ensino profissionalizante em um terreno de 260m².”

 

Veja também:

+ Descubra quais são as casas mais caras do mundo

+ “Do design orgânico a arquitetura viva”, uma porta para o futuro…

+ Os profissionais que constroem sonhos: Engenheiro e Arquiteto

 

Você pode gostar de ler também...