Arquitetura

Já ouviu falar em Retrofit? Entenda essa tendência da arquitetura

Nova tendência promete renovar uma construção sem deixar de lado sua memória

No universo da construção civil, arquitetura e design muito tem se falado em retrofit, uma tendência que surgiu na Europa e tem como objetivo renovar uma construção ou espaço, porém, sem deixar de lado a sua memória. É uma espécie de renascimento para o local. Isso não quer dizer que necessariamente terá a mesma finalidade que já possuía, pelo contrário, poderá dar espaço para ambientes novos mantendo a essência histórica e arquitetônica.

Além de aumentar a vida útil do ambiente “retrofitado”, é possível promover melhorias sustentáveis, pois ao contrário de precisar construir e realizar novas obras, o retrofit aproveita e atualiza uma residência ou edifício já construído, o que ajuda a reduzir impactos ambientais e também evitam impactos sociais, como transtornos de grandes construções, desapropriações e necessidades de expansão de infraestrutura urbana.

Em questão de infraestrutura, como a renovação de instalação elétricas e hidráulicas, através do uso de novas tecnologias e materiais modernos e mais resistentes, um ponto positivo é a valorização do imóvel, que depois de reformado estará mais adequado com os tempos atuais. O Gerente Industrial Arilson Decarlos da Censi completa que “a atualização de instalações hidráulicas e elétricas, com mecanismos mais modernos, são fundamentais para evitar danos graves”.

Confira algumas opções desenvolvidas especialmente para atender às instalações hidráulicas, proporcionando mais economia e tecnologia, e que vão dar um up no seu banheiro:

Grelhas de aço inox com fecho – Além do design mais moderno, evita a proliferação de pequenos animais e também do mau cheiro.

Assento sanitário – Uma ótima opção é o assento Soft Close e Limpeza Fácil. O fechamento suave amortece a batida evitando ruídos e também é possível remover o assento do vaso sanitário com apenas um clique, facilitando a limpeza e manutenção.

Caixas acopladas – Na construção civil tem se buscado diversas formas de evitar o desperdício dos recursos durante uma obra e também opções que ofereçam economia no dia a dia das pessoas. Então aqui vai uma dica valiosa: com o mecanismo interno Kit Dual Flush + Antivazamento das caixas acopladas, é possível economizar até 50% de água, modernidade aliada à sustentabilidade.

 

Autor: Victoria Girotto

 

Você pode gostar de ler também...