O Ladrilho Hidráulico é uma tendência atual da decoração
Arquitetura

Ladrilho hidráulico conquista a arquitetura contemporânea

Castelos, palácios e grandes feitos da arquitetura europeia do séc. XVII carregam em sua essência, a beleza transmitida pelos ladrilhos cujos mosaicos com eles constituídos mostraram excelência ornamental em pisos e revestimentos.

A decoração com ladrilho hidráulico, muito utilizada no período medieval, é hoje considerada uma das maiores  tendências da arquitetura contemporânea, agregando destaque e beleza aos detalhes que fazem toda a diferença no projeto, deixando-o mais original e sofisticado.

Desktop

O revestimento que voltou a chamar a atenção, pode ser utilizado como piso ou azulejo, além de possuir alta durabilidade e facilidade na manutenção. A aplicação deve ser a última coisa a ser feita na obra. Caso contrário, estilhaços ou tinta podem danificar as peças. Após a instalação, os ladrilhos devem receber uma resina para a proteção.

Combinados, eles podem formar peças únicas e são sempre muito utilizados por profissionais de arquitetura e decoração em áreas como salas, quartos, banheiros, varandas, cozinhas, áreas externas, entre outros.

Esse tipo de revestimento exige uma manutenção cuidadosa. A limpeza do piso no dia a dia não tem drama: água, pano úmido e sabão neutro já bastam para deixar os ladrilhos limpos e com cara de novo.

Sobre a Calu Fontes

Sempre cercada pela exuberância da Bahia – origem de sua família – pela natureza, artes, poesia e música, entre outros elementos inspiradores, a paulistana Calu Fontes deixou de lado a arquitetura e transformou seus desenhos, antes arquivados em diversos cadernos, nas estampas que ganharam o mundo. Eles estão vivos em azulejos, vasos, pratos e até em sacolas, lingeries e sapatilhas, entre outras peças.

Calu utiliza a técnica de pintura à mão, mesclando decalques feitos com tinta de porcelana. O encontro dos grafismos, do universo lúdico, do bucólico, das cores e das formas, transformam as peças em verdadeiras obras de arte. O resultado são peças únicas, quase que exclusivas, e a certeza que alguns desenhos podem ser até parecidos, mas nunca serão completamente iguais.

Você pode gostar de ler também...