Arquitetura

O crescimento da tecnologia para a construção civil

A tecnologia ocupa um espaço cada vez maior na vida cotidiana e nos negócios. Claro que o setor de construção civil não ia ficar de fora e também está sendo modificado pelas ferramentas mais recentes.

Dentro dessa revolução digital, vamos destacar algumas novidades que podem fazer toda a diferença nos seus próximos projetos. São elas:

Impressão 3D

O uso da impressão em 3D na construção civil pode ser observada principalmente em países como a China e os Estados Unidos. No Brasil, uma startup formada por estudantes da Universidade de Brasília já aposta nessa ferramenta.

A impressão 3D pode diminuir os custos da obra em até dez vezes, eliminando o desperdício de insumos e reduzindo o prazo para finalização da obra.

 

Materiais modernos

Uma das novidades que mais têm provocado impacto dentro da construção civil é a chegada de materiais mais inteligentes, que diminuem o custo da obra e oferecem qualidade e praticidade.

O concreto fluído, por exemplo, pode minimizar manifestações patológicas, graças à má vibração e segregação do concreto, diminuindo a necessidade de interferência humana.

O contrapiso autonivelante possui alta fluidez quando comparado com às argamassas convencionais, acelerando em 50% a execução do piso e minimizando o estoque.

 

ERP para construtora

O uso de um ERP ou de um sistema para construtora agiliza muito o processo, contribuindo no planejamento, no orçamento e até na entrega da obra pronta.

O ERP para construtora pode ser instalado em um dispositivo mobile e permite o controle do andamento da construção e o acesso às informações importantes, dando maior praticidade e viabilizando o acompanhamento por todos os profissionais responsáveis.

A adoção de um sistema para construtora, de materiais mais inteligentes e da impressão 3D são apenas algumas das mudanças que o crescimento da tecnologia está trazendo para o setor da construção civil. Vale a pena ficar atento para conhecer todas as novidades que ainda estão por vir.

 

Autor: Lígia Gama – Formada em Rádio e TV, atua como redatora há 3 anos. Apaixonada por rock, cachorros e Pinterest.

 

 

Você pode gostar de ler também...