Conheça seu bairro

Pampulha: região moderna de grande destaque em Belo Horizonte

Considerada como uma região que abrange cerca de 40 bairros na capital de Minas Gerais, a Pampulha se localiza perto das regiões Norte, Nordeste, Noroeste e Venda Norte. É marcada pela modernidade, que foi implantada nos projetos urbanísticos na década de 40, e hoje se destaca por ser um polo com atrações turísticas, culturais e de lazer.

Conheça o bairro da Pampulha e veja o que ele tem de melhor


Uma área planejada que cresceu exponencialmente nos últimos tempos, a Pampulha tem como principais vias de acesso as avenidas Antônio Carlos, Cristiano Machado, Carlos Luz, Portugal e Guarapari, que dão fácil acesso à Rodovia Fernão Dias e ao Anel Rodoviário. Conta também com estações de Metrô como a Primeiro de Maio e diversos pontos de ônibus.

PampulhaFoto por: Alberto Andrich

O território surgiu com a atividade agrícola nas fazendas no final do século XIX, que eram habitadas por estrangeiros italianos, portugueses, entre outros, e, por isso, era basicamente um distrito rural. Com a expansão da cidade de Belo Horizonte, a região passou a ser ocupada principalmente por causa das suas bacias hidrográficas e, a partir desse momento, ocorreu uma urbanização da área com a instalação de vias asfaltadas e saneamento básico, impulsionando a construção da Barragem de Pampulha.

Já nos anos 40, o projeto urbanístico do então prefeito Juscelino Kubitscheck em parceria com o arquiteto Oscar Niemeyer impulsionou ainda mais a interação da área com o resto da cidade. Os traços modernos moldaram a região, a qual passou a contar com a Lagoa da Pampulha, que tinha às suas margens a Igreja de São Francisco de Assis, o Iate Tênis Club, a Casa do Baile, do Cassino e o Museu de Arte. A paisagem também era influenciada por projetos de Burble Marx, Portinari, Alfredo Cheschiatti, August Zamoiski, José Alves Pedrosa e Donat Afred Agache, que levantou os primeiros bairros próximos à orla da lagoa.

Conheça mais sobre a Região da Pampulha, em Belo Horizonte

A construção do Aeroporto da Pampulha (Carlos Drummond de Andrade) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) intensificou o fluxo entre os bairros da Pampulha e o centro, mas também causou o início dos problemas ambientais que existem na região. A Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte também está localizada no distrito, assim como o ginásio Mineirinho (Jornalista Felipe Drummond) e o estádio Mineirão (Estádio Governador Magalhães Pinto), onde o Cruzeiro Esporte Clube, tradicional time mineiro, manda suas partidas.

Mineirão na Pampulha

Na Pampulha você encontra inúmeras opções de lazer, como passeios em museus, atividades de ciclismo, caminhadas ao livre nos diversos parques ecológicos que a região abriga, e também um ótimo centro gastronômico que oferece muitas alternativas de restaurantes, principalmente de comidas regionais e típicas.

A região ainda possui importantes centros de saúde e um centro comercial próximo às suas imediações: o Minas Shopping, que oferece mais de 300 lojas e diversos serviços ao cliente. Escolas, centros universitários, mercados e bancos se espalham por toda a Pampulha, transformando-a em um local que mistura e integra as áreas residenciais com os espaços públicos de lazer e cultura.

Você pode gostar de ler também...

1 Comment

  1. Avatar

    Lugar lindo e encantador!!!! Pretendo voltar lá sempre que visitar essa região. Parabéns pelo ótima abordagem!

Comments are closed.