vista do bairro batel em curitiba parana
Conheça seu bairro

Conheça o bairro Batel em Curitiba

Considerado um segundo centro de Curitiba, o bairro Batel é uma área residencial, com muitos edifícios, mas também com diversos atrativos, sendo considerado um dos melhores locais para se viver na capital paranaense.

Os primeiros registro do Batel começaram no século XVIII, quando a região servia de passagem para tropeiros que comercializavam animais, alimentos e mercadorias e eram importantes para o desenvolvimento da economia, levando seus bens para São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Já no século XX o crescimento urbano atingiu o bairro de Batel e fábricas começaram a ser instaladas na região, além de pequenos comércios e cervejarias.

Avenida BatelFonte: http://www.curitibaantiga.com/

Sua principal avenida, a Batel, além de uma importante via de acesso é também uma rua tradicional e que carrega muita história. Hoje, a Avenida Batel apresenta um fluxo de pessoas muito grande, atraídas por diversos serviços e estabelecimentos, como por exemplo, bares, restaurantes, supermercados e hospitais, que garantem excelente infraestrutura aos moradores e frequentadores do bairro.

Bairro Batel Curitiba

 Conheça o bairro Batel em Curitiba

Shoppings 

Ainda na Avenida Batel você encontra o Shopping Pátio Batel, um local amplo que é referência em sustentabilidade, cultura e lazer. Isso porque além dos atrativos tradicionais de shoppings, como lojas, praça de alimentação e cinema, o empreendimento oferece experiências com atividades culturais, de tecnologia e moda, através de espaços reservados especialmente para eventos e exposições artístico-culturais.

Inaugurado em 2012, o Pátio Batel é um exemplo de mobilidade urbana, principalmente devido à sua arquitetura e planejamento, que prezam valores de acessibilidade. Uma prova disso é o bicicletário, instalado do Piso S1, com 54 vagas para bicicletas, que possui vestiários femininos e masculinos com chuveiros, dedicados especialmente aos ciclistas.

O cinema também é uma atração à parte. Destaque para as salas com tecnologia 4DX, lotadas de poltronas confortáveis que simulam quedas, vibrações e aceleração, produzindo um efeito incrível de sensações audiovisuais e sensoriais.

Além do Pátio Batel, outros três shoppings fazem parte do distritol: o Shopping Curitiba, o Crystal Plaza Shopping e o Shopping Novo Batel, oferecendo ótimas alternativas de lazer e entretenimento aos 12 mil moradores do bairro.

Restaurantes 

O bairro contempla mais de 100 restaurantes, sendo que muitos já ganharam o Prêmio Veja Comer & Beber, como o Batel Grill, especializada em carnes e rodízio, o Mangiare Felice, dono de exclusivos pratos da cozinha italiana, a Mercearia Bresser, uma tradicional pizzaria com o toque paulistano e por fim, o Manu, um requintado restaurante de culinária contemporânea, dirigido pela chef Manoella Buffara.

Para quem gosta de um local com a cara do Brasil, com música brasileira, pratos típicos e gente bonita, o Aos Democratas é o local certo. Outro restaurante, dos principais de Curitiba, é o Babilônia Gastronomia & Cia. O estabelecimento funciona 24 horas por dia e atrai tanto quem busca comer um prato de qualidade, quanto grupos que procuram um excelente ambiente para realizar happy hour e passar a madrugada com os amigos.

Amantes de cerveja não podem deixar de conhecer o Clube do Malte, localizado na Rua Desembargador Motta. São mais de 150 rótulos de cervejas nacionais e importadas e um cardápio que calha muito bem com o puro malte. São servidos pratos executivos e porções, com destaque para a costelinha de porco ao molho smoke bier (molho de cerveja stout). O local também é um prato cheio para quem gosta de futebol e UFC com transmissões de jogos e lutas ao vivo.

Vida Noturna 

Se você, além de apreciar ótimos pratos, também gosta de muito agito e diversão, não deixe de conhecer as casas noturnas que agitam a região. Ao todo, são mais de 30 bares e baladas (3 deles premiados pelo Prêmio Veja Comer & Beber, o Le Voleur de Vélo, o Sheridan’s Irish Pub e o TAJ), que fazem das noites uma das mais movimentadas da cidade, atraindo pessoas de todos os bairros e até de outras cidades.

Cultura e História 

Um dos pontos históricos mais conhecidos do Batel é o Castelo do Batel, criado em 1924 e que hoje é um centro de eventos. A arquitetura tem inspiração nos castelos franceses, com telhados no formato de cones e um lindo jardim muito arborizado. No Natal, o local realiza apresentações e atrai turistas pela bela iluminação.

Não podemos deixar de mencionar também a Casa Gomm, localizada no Bosque Gomm, e que foi construída em 1906 e já foi sede do Consulado da Inglaterra. Hoje, a casa serve como Espaço Pedagógico Cultural da Casa Gomm-Embap, onde situa-se a Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

Localização e Infraestrutura 

A cerca de 5 minutos do Centro de Curitiba, o Batel, mesmo possuindo diversos atrativos que aumentam o fluxo de pessoas, apresenta ruas limpas, arborizadas e tranquilas. Em poucos minutos você chega ao Museu Oscar Niemeyer, ao Jardim Botânico de Curitiba, ao Parque Barigui, ao Hospital Geral de Curitiba e ao Mercado Municipal.

Para completar a infraestrutura, são 9 hospitais, 3 grandes supermercados (como o hipermercado Extra), 3 teatros, 3 cinemas, mais de 10 cafés e dezenas de empreendimentos Lopes. Não deixe de conhecer o bairro e surpreenda-se.

conheça o bairro batel em ctba

Você pode gostar de ler também...