bom fim, bairro de porto alegre
Conheça seu bairro

O bairro Bom Fim na história de Porto Alegre

De toda Porto Alegre o bairro Bom Fim é uma das regiões mais antigas que possui uma longa história por trás de sua criação e desenvolvimento. Em meados do século XIX o Campo de Várzea, como era conhecido antigamente, era a casa da colônia africana que chegava ao Brasil em virtude da escravidão, trabalhava em fazendas e utilizava o Parque da Redenção, renomeado por Parque Farroupilha em homenagem a Guerra dos Farrapos, como refúgio e, posteriormente, moradia. Hoje o Parque da Redenção é patrimônio da Cultura Gaúcha.

O bairro Bom Fim na história de Porto Alegre
Fonte:

você conhece o Bom Fim?
Fonte

O Parque Farroupilha também possui décadas de longas mutações. O mais popular e tradicional parque de Porto Alegre seria um espaço usado para concentrar gados, mas já foi onde se fazia a secagem de couros, encontros de carreteiros e até concentração de lixo urbano. O patrimônio particular foi doado à cidade em 1807, mas as atividades no local se iniciaram aproximadamente 15 anos após sua entrega.

O Parque da Redenção começa a ganhar cara de parque por volta de 1900, com a construção de alamedas para aproveitamento de jardinagem, redução de tamanho devido a leilões que custeariam obras internas e construções, como a Escola de Engenharia, pavilhões de exposição e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O nome “Bom Fim” foi dado em virtude da criação da capela Nosso Senhor do Bom Fim, construída por volta de 1870 e inaugurada em 1883, localizada na atual Avenida Osvaldo Aranha, que já foi chamada de Avenida Bom Fim e é historicamente conhecida como Caminho do Meio. A capela foi o grande marco do bairro, a partir de sua construção a região foi se desenvolvendo e crescendo ao seu redor e após episódios como incêndio, deteriorações e restaurações, a pequena igreja católica existe até hoje, recebendo visitantes e compondo a paisagem histórica do Bairro Bom Fim.

bairro bom fim porto

O Bom Fim começa a ganhar sua identidade, a qual é reconhecida até os dias de hoje, por volta de 1920, com a chegada e formação das primeiras comunidades judaicas. Neste momento foram construídas as primeiras residências e logo mais os prédios comerciais, assim aquele povo vivia da sua própria maneira e pôde fazer da região algo que revelasse um pouco de sua cultura e acompanhasse o crescimento natural de Porto Alegre.

 A partir deste período o Bom Fim começou a agregar diversos povoados que migravam para o sul do Brasil. Além de africanos e judeus da Europa ocidental, os alemães, árabes e italianos chegavam para construir um novo conceito, uma nova personalidade e fortalecer a autenticidade e a diversidade cultural de um bairro único da capital gaúcha.

porto alegre, bairro bom fim
Fonte: 
Jackson Cabral

imoveis em poa
Fonte: 
Jackson Cabral

dicas de porto alegre, no bairro bom fim
Fonte: Jackson Cabral

porto alegre, bom fim bairro
Blog de viagens

bom fim, bairro de porto alegre
Fonte: 
André da Silva Aguiar

Você pode gostar de ler também...

1 Comment

  1. Avatar
    Diogo says:

    Bairro fabuloso.

Comments are closed.