Connheça a praça Buenos Ayres no bairro higienopolis em sp
Conheça seu bairro

Conheça a praça Buenos Aires no bairro de Higienópolis – SP

Bairro Higienopolis

Em 1912, a prefeitura desapropriou uma área na região central da Consolação em SP – hoje o elegante bairro de Higienópolis que tem imóveis com bela arquitetura – com a intenção de formar um parque e com isso preservar a vista para o Vale do Pacaembu. As obras foram entregues em 1916 com projeto do francês Bouvard.

No projeto original, na elevação central com mirante, em frente à avenida Angélica, foram instalados telescópios, vasta vegetação e espelho d’água. Deu-se o nome a este lugar de Praça Higienópolis, e somente em dezembro de 1987 o local foi transformado no Parque Buenos Aires, tal qual como o conhecemos hoje.

Conheça o bairro higienopolis

Atualmente, o parque é uma ilha de tranquilidade em meio aos edifícios que cercam a região. Com alamedas, gramados, várias espécies de palmeiras, Jequitibás – que hoje beiram 40 metros de altura – Fícus, árvores frutíferas e espécies nativas como a Sibipiruna, a Embaúba, a Canela, a fauna de aves dentro do parque é bem diversificada.

Esculturas também adornam o parque como a “Mãe”, trabalho de de Caetano Fracaroli, que em 1964 ganhou um concurso nacional. Ela pesa 24 toneladas e foi esculpida em um só bloco de mármore, e você poderá vê-la em frente ao espelho d’água. Espalhadas pelo parque, é possível observar também: “O Tango”, de Roberto Vivas, escultura em bronze datada de 1996; “Veado Atacado” e “Leão Atacado”, ambas vindas da França, entre outras. Os lustres inspirados na arte grega foram feitos em ferro fundido com cúpulas em alabastro e são datados de 1929.

Conheça o bairro higienopolis em sp

Conheça Higienopolis em São Paulo

Conheça higienopolis São Paulo

Os moradores do bairro encontram na praça bancos e equipamentos infantis para diversão de seus filhos, fazem caminhadas, levam seus cães para passear ou apenas aproveitam o oásis que é este local.

Fonte de Pesquisa: Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente e Acervo do Arquivo Histórico Municipal

Você pode gostar de ler também...