Conheça os eventos que acontecerão no Rio 450
Cultura

Especial Rio 450: calendário dos eventos

O ano de 2015 será especial para a cidade do Rio de JaneiroSerão comemorados os 450 anos do município e, diante disso, uma série de eventos, ao longo do ano, celebrarão a alma e a personalidade do povo carioca. O mês de março receberá um destaque especial, já que o aniversário da Cidade Maravilhosa é festejado no dia primeiro.

Conheça os eventos que acontecerão no Rio 450
Foto: Facebook/Rio450

A Lopes decidiu entrar nas comemorações e preparou o “Especial Rio 450”.

Publicaremos textos de diferentes temas e assuntos em homenagem à cidade todas as sextas-feiras, até o dia do aniversário.

Esperamos que, com essa ação, seja possível transmitir a importância e o carinho que a nossa empresa e todo o Brasil tem pelo Rio de Janeiro.

Para começar, separamos o calendário dos eventos que acontecerão em janeiro, fevereiro e março. As festas foram espalhadas por diversos pontos da cidade, desde a Barra até o Centro. No site do comitê você encontra um filtro que separa as atividades que vão ocorrer por mês, local ou tipo (artes, celebrações & presentes, esportes, festivais, música e seminários). A organização disponibilizou o calendário em formato online para que ele possa ser constantemente atualizado, caso novos eventos entrem na programação.

Existem cinco iniciativas âncoras:

  • Biblioteca RIO450:

A cultura e a história carioca serão representadas na forma de livros com esse projeto. Sob a perspectiva de diversos autores, a coleção será lançada durante o ano e conta com mais de 80 títulos.

  • Jogos RIO450:

Referente às comemorações esportivas, os eventos-teste das Olimpíadas de 2016 (que serão sediadas na Cidade Maravilhosa) integrarão o calendário. Outro evento tradicional na cidade é o Campeonato Carioca, o qual, esse ano, passará a se chamar Taça Rio 450. A parceira com a Federação de Futebol do Estado do Rio trouxe uma novidade: a bola dos jogos terá a marca das comemorações estampada na superfície.

  • Passaporte dos Museus Cariocas:

Funciona como um passe para os mais de 40 museus da cidade, os quais oferecerão entradas gratuitas em alguns dias da semana ou descontos em ingressos. A iniciativa é uma parceira com o Ibram (Instituto Brasileiro de Museus).

  • Pavilhão Rio 450:

O pavilhão, construído na Cidade Nova, trata da história do Rio e mostra os quatro séculos e meio de existência por meio de exposições interativas, projeções inteligentes e tours virtuais. Os temas das exposições transmitem a alma da cidade e o que ela representa: o foco está na paisagem, nas belezas naturais, na experiência civilizatória, nas culturas, costumes e nos personagens e personalidades marcantes. Tudo isso será feito por meio das artes visuais, da música e do cinema. A iniciativa conta com o apoio da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) e da Associação Comercial do Rio de Janeiro.

  • Projeto Memória Carioca:

É a ação que mais envolve a população, pois ela pede para os cariocas compartilharem suas histórias, locais, pessoas, fatos de vida, fotos, álbuns de família e objetos que simbolizam suas relações pessoais com a cidade.

Separamos para você um evento de cada iniciativa nos três primeiros meses do ano. A lista de todas as atividades você encontra no site oficial.

Veja na tabela a seguir algumas comemorações que estão na programação (clique para aumentar):

Calendário janeiro
Calendário fevereiro
Calendário março
Agora que você já conhece os eventos, que tal visitar algum deles nesses meses? Conte a sua experiência para nós, use a hashtag #Rio450 e acompanhe nosso Especial.

Viva a carioquice!

Você pode gostar de ler também...