Conheça 5 importantes lugares para visitar no Butantã
Conheça seu bairro

5 lugares importantes para visitar no Butantã

Você provavelmente já conhece a história do Butantã, mas será que sabe quais são os principais pontos para visitar? Levando em conta toda a sua importância história e científica, separamos nesse post 5 locais para você descobrir nesse bairro da Zona Oeste de São Paulo. Surpreenda-se com o Butantã!

Casa do Bandeirante

5 lugares para visitar no Butantã

Também conhecida como Casa do Butantã, a Casa do Bandeirante é um patrimônio histórico da cidade de São Paulo, tombado em 1982. Retrata as construções que eram instaladas fora do centro urbano das cidades e preserva utensílios e móveis do período bandeirista.

Construída em 1750, a Casa do Bandeirante tem um estilo arquitetônico colonial, foi levantada com taipa de pilão e possui 350 m² divididos em 12 cômodos e dois alpendres. Após um restauro e um novo projeto de paisagismo nos jardins, a Casa do Bandeirante recebe hoje diversos eventos, exposições e visitas de terça a domingo.

Endereço: Praça Monteiro Lobato, s/nº

Casa do Sertanista

5 lugares para visitar no Butantã

A Casa do Sertanista é uma casa remanescente do período dos bandeirantes, levantada com características coloniais: feita com paredes de taipa de pilão, tem o telhado de quatro águas, possui chão de terra batida e uma varanda. Foi construída no século 17 e recebe um segundo nome: “Casa do Caxingui”. O Museu do Sertanista, entretanto, só foi instaurado em 1970, após diversas obras de restauração.

Desde que foi inaugurado, abrigou, na década de 80, um dos maiores acervos indígenas de São Paulo e a Embaixada dos Povos da Floresta. Também recebeu, em 2000, o Museu do Folclore “Rossini Tavares Lima”. A casa já foi habitada pelo padre Belchior de Pontes e pela família Penteado,  que vendeu o domicílio para a Companhia City de Melhoramentos que, por sua vez, repassou a Casa às autoridades locais.

O museu permaneceu fechado por um tempo nos últimos anos devido a uma reforma, mas hoje possui diversos itens da cultura baiana, utensílios artesanais, santos e também realiza exposições relacionadas à capital paulista.

Endereço: Praça Ênio Barbato s/nº – Caxingui

Instituto Butantan

5 lugares para visitar no ButantãFoto: Camilla Carvalho/Instituto Butantan

Fundado no dia 23 de fevereiro de 1901, o Instituto Butantan hoje é referência em assuntos de saúde pública. Produz grande parte dos soros e vacinas consumidas no país, além de ser também o maior centro de pesquisas na área de biologia e biomedicina. Sua criação está relacionada à epidemia de peste bubônica que assolou o litoral paulista em 1898. O intuito era instituir um laboratório que produzisse o soro contra a peste, mas, em 1901, ele foi reconhecido como uma instituição autônoma e passou a ser controlado pelo diretor-médico Vital Brazil Mineiro da Campanha.

Hoje o Instituto Butantan abriga um parque e um complexo com 3 museus: o Biológico, o Histórico e o Microbiológico. É possível observar nesses espaços uma diversidade enorme de animais (cobras, aranhas, sapos, lagartos, escorpiões), microscópios com bactérias e fungos, um serpentário e a história da entidade. Além disso, o Hospital Vital Brasil, gratuito e especializado em vacinas contra animais peçonhentos, localiza-se na área e fica aberto 24 horas.

Endereço: Avenida Vital Brasil, 1500

USP (Universidade de São Paulo)

5 lugares para visitar no ButantãFoto: Divulgação/USP

A USP é a maior universidade pública brasileira e a segunda maior da América Latina. Está ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo e oferece 229 cursos de graduação, alguns sendo os mais disputados e prestigiados do país. A universidade possui campis nas cidades de Bauru, Ribeirão Preto, São Carlos, Piracicaba, Pirassununga, Lorena e São Paulo.

A Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira é a sede da capital paulista e o principal centro de educação do país, no qual são realizados pesquisas e estudos de diversos campos de conhecimento. A universidade foi fundada em 1934 e surgiu a partir da integração da recém-criada Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) com outras faculdades já existentes (Direito, Medicina, Escola Politécnica, etc).O campus de São Paulo foi idealizado nos anos 30, mas foi somente construído em 1960 e se tornou o terceiro maior centro universitário da América Latina.

É possível perceber a importância da USP quando se analisa as importantes figuras que já se formaram na escola, como, por exemplo, os ex-presidentes da república Fernando Henrique Cardoso e Jânio Quadros. A USP também é conhecida por ter um dos maiores acervos de livros do Brasil: são 70 bibliotecas entre os campi. Além disso, ela é responsável pela conservação e dados históricos de 5 museus: de Ciências, de Zoologia, de Arqueologia e Etnologia, de Arte Comperânea e o do Ipiranga. A entrada na USP é gratuita.

Endereço: Avenida Professor Almeida Prado, 1280

Shopping Butantã

5 lugares para visitar no Butantã

O Shopping Butantã é um importante polo comercial do bairro e abriga 225 lojas, das quais 4 são âncoras: o Hipermercado Carrefour, as Lojas Americanas, a Preçolândia e o Ponto Frio. Possui estacionamento próprio, 3 ótimas salas de cinema e uma praça de alimentação com diversas opções de fast foods, cafés, restaurantes e docerias que, no total, comportam 450 pessoas. Inaugurado no dia 3 de maio de 1994, é o primeiro shopping do Grupo Carrefour e procura oferecer produtos de qualidade, serviços e lazer para os clientes e moradores do bairro.

Endereço: Avenida Prof. Francisco Morato, 2718

Você pode gostar de ler também...