Cultura

10 filmes para assistir e se inspirar neste dia do Cinema Brasileiro

Dia 19 de junho é comemorado o Dia do Cinema Brasileiro. Essa data foi escolhida porque remete àquele que teria sido o primeiro dia em que foram feitas imagens a partir da tecnologia do cinematógrafo no Brasil, em 1898.As supostas imagens foram gravadas a bordo do navio Brésil, que havia saído de Boudeaux, na França, onde o italiano Afonso Segreto tinha acabado de fazer um curso sobre a operação do cinematógrafo e, de lá, acabou trazendo um dos equipamentos para o Brasil. As imagens capturaram o cenário da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

Desde o final da década de 30, o mercado do cinema estava concentrado no Rio de Janeiro e em São Paulo. Na início da década de 40, surge no Rio Atlântida Cinematográfica, sem grandes investimentos em infraestrutura mas com produção constante. O sucesso “Moleque Tião” (1941), drama baseado na vida do comediante Grande Otelo, que interpretou a si próprio no filme, marca o inicio da era da Chanchada. Pela primeira vez no cinema brasileiro, estão associadas produção e exibição.

Atualmente contamos com excelentes filmes e documentários nacionais que estão sendo aclamados pelas críticas tanto quanto nacionais ou internacionais. Separamos alguns para vocês assistirem em casa e se impressionarem com a capacidade que nossos diretores e produtores nacionais tem de produzir excelentes filmes!

  1. O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias

(Cao Hamburguer, 2006)

1

  1. O Lobo Atrás da Porta

(Fernando Coimbra, 2013)

2

  1. Elena

(Petra Costa, 2012)

3

  1. O Palhaço

(Selton Mello, 2011)

4

  1. As Melhores Coisas do Mundo

(Laís Bodanzky, 2010)

5

  1. Vidas Secas

(Nelson Pereira dos Santos, 1963)

6

  1. Cidade de Deus

(Fernando Meirelles, 2002)

7

  1. Alemão

(José Eduardo Belmonte, 2014)

8

  1. Central do Brasil

(Walter Salles, 1998)

9

  1. Tropa de Elite

(José Padilha, 2007)

10

 

Você pode gostar de ler também...