Cultura

As cidades mais extremas da Terra

Os seres humanos são animais adaptáveis. Nós evoluímos para nos adaptar e sobreviver em muitas condições difíceis e extremas. Em algumas cidades, esses extremos são naturais, enquanto em outras, as situações extremas são criadas pela própria humanidade e somos forçados a aceitar e nos ajustar.

Morar e, principalmente, construir habitações que satisfaçam a população dessas localidades é um grande desafio. Por sorte, sempre há bons arquitetos por perto quando se precisa deles.

Veja abaixo uma lista de algumas das cidades mais extremas da Terra. Algumas desafiadoras, algumas maravilhosas e todas elas oferecendo uma visão fascinante de como o ser humano consegue ocupar o nosso planeta.

A cidade mais cara: Singapura

cidades

Enquanto várias cidades asiáticas figuram entre as cidades mais caras de 2017, Singapura está no topo. O estudo baseou-se no preço de alimentos, roupas, bebidas e utensílios domésticos convertidos em dólares americanos. As conclusões foram que, em Singapura, os itens básicos custam muito caro. Curiosamente, enquanto a maioria das outras cidades desta lista enfrentam crises de acessibilidade de habitação, 80% dos singapurenses vivem em habitações subsidiadas pelo governo, o que talvez explique como a cidade mais cara do mundo continua a ser viável.

A cidade com maior densidade populacional: Manila, Filipinas

cidades

Com uma densidade populacional de 71.263 pessoas por quilômetro quadrado, Manila nas Filipinas é, de longe, a cidade mais densamente povoada do mundo. Sua densidade por quilômetro quadrado é mais que o dobro da cidade que ficou com a segunda colocação, o município vizinho Pateros. Uma grande cidade portuária, a população de Manila habita entre prédios contemporâneos e um prolífico estilo barroco espanhol que remanesceu após a colonização.

A cidade de maior altitude: La Rinconada, Peru

cidades

O único assentamento entre os dez colocados que não está na China, La Rinconada é a cidade mais alta do mundo, em 5.130 metros acima do nível do mar. A cidade fica no sopé da geleira La Bella Durmiente, no topo dos Andes. Com temperaturas muito baixas para o crescimento de árvores, esta paisagem estéril e surreal é o lar de quase 50 mil pessoas. Apesar de estar a apenas 14 graus abaixo da Linha do Equador, a temperatura média é de 1,2° Celsius.

 

A cidade mais remota: Auckland, Nova Zelândia

cidades

Última, solitária, linda, requintada, única. Assim escreveu Rudyard Kipling ao visitar Auckland em 1922. Aninhada no oceano Pacífico, Auckland assume o título da cidade com população superior a um milhão de habitantes mais distante de outra cidade com população superior a um milhão. A cidade grande mais próxima, Sydney fica apenas 2889 quilômetros.

A cidade mais fria: Oymyakon, Rússia

cidades

O nome desta cidade significa “lugar onde o peixe passa o inverno” no dialeto local. Oymyakon, no norte da Rússia, é o local mais frio e habitado permanentemente no planeta. A temperatura média no inverno sempre fica abaixo de -50° Celsius e a temperatura mais fria registrada no Hemisfério Norte ocorreu lá, em 1933, chegando a -67.7° Celsius. Junho e julho são os únicos meses em que a temperatura nunca ficou abaixo de -10° Celsius.

A maior cidade: Chongqing, China

cidades

Descrito como uma das megacidades emergentes da China, Chongqing abriga 30.165.500 pessoas, batendo Xangai em cerca de 6 milhões. Chongqing é o núcleo econômico da bacia Yangtze e é o único dos quatro municípios controlados diretamente pelo governo federal chinês localizados longe da costa.

Sobre o Autor: Mikael Araújo é um apaixonado por marketing digital, design e tecnologia.

 

Você pode gostar de ler também...