Cultura

Ciclovias e mobilidade urbana

Se você mora ou já visitou a cidade de São Paulo, com certeza ficou preso no trânsito, seja por muito ou pouco tempo. As ciclovias e mobilidade urbana tem sido um grande tema debatido nos últimos anos. A necessidade de melhorar a locomoção de 12 milhões de habitantes (23 milhões se considerarmos a Grande São Paulo) é urgente, e alternativas de transporte estão sendo colocadas em prática, pensando assim, em ciclovias e mobilidade urbana.

São Paulo conta hoje com mais de 300 km de ciclovias em toda a cidade. A ideia, tão apoiada pelo atual prefeito Fernando Haddad, é tornar a cidade mais humana, livre de congestionamentos e incentivar a população a se exercitar mais. Ciclovias e mobilidade urbana tem sido cada vez mais citado em canais de comunicação com um objetivo único: melhorar a qualidade de vida da população.

Veja também: O que fazer em SP durante novembro

ONDE PEDALAR EM SP

Existem diversas avenidas e ruas que atraem centenas de ciclistas, principalmente nos fins de semana. Listamos alguns endereços que valem a pena pedalar.

Avenida Paulista

Ciclovias e mobilidade urbana

O principal centro financeiro da capital possui uma longa ciclovia que liga toda a avenida. Aos domingos e feriados, que a Paulista fecha para os carros e libera suas vias aos pedestres, uma das faixas para carros é utilizada para ampliar o lazer de bicicletas. Além disso, conta com sinalização especial para ajudar no fluxo e garantir a segurança dos ciclistas e dos pedestres.

Avenida Brigadeiro Faria Lima

Ciclovias e mobilidade urbana

Entre o Centro de SP e a Marginal Pinheiros, a Avenida Brigadeiro Faria Lima possui uma ciclovia em seu canteiro central. É possível pedalar com uma maior distância dos carros, entre as árvores e grama.

Marginal Pinheiros

Ao longo da Marginal Pinheiros, uma das principais artérias para veículos da capital, existe uma ciclovia. Sua extensão é de 15 km (ida e volta). Com uma superfície plana, é possível se locomover pelo percurso com facilidade.

ONDE MAIS POSSO PEDALAR EM SÃO PAULO?

Ciclovias e mobilidade urbana

A Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET) criou um mapa que mostra a disponibilidade de ciclovias ao longo da cidade. Além disso, apresenta as ciclovias de lazer (que só operam em dias e horas determinadas) e o objetivo de expansão.

NÃO TENHO BICICLETA. E AGORA?

Isso não é um problema. Empresas como o Itaú e Bradesco disponibilizam bikes em diversos pontos da cidade, como parte das ciclovias e mobilidade urbana. É possível entender mais sobre como utilizá-las aqui: Bike Itaú e Bike Bradesco.

SEGURANÇA VEM PRIMEIRO!

Vai pedalar? Lembre-se de garantir sua segurança.

Antes de subir na bike, é importante:

  • Garantir boa iluminação: Utilize algum item luminoso que garanta sua visibilidade;
  • Sempre sinalize: É importante dizer aos outros ciclistas e motoristas qual sentido você vai seguir;
  • Vista-se: Utilize capacete, luvas e tênis para pedalar;
  • Sinalização: O trânsito possui regras para todos. Inclusive para ciclistas. Não fure farol, respeite a faixa de pedestres e não vá na contramão.

Motivos para pedalar não faltam: é divertido, faz bem à saúde, ajuda a descongestionar a cidade, é bom para o meio-ambiente e é barato. Se você ainda não pedalou em São Paulo, vá em frente, é um grande incentivo à mudança que a cidade tanto precisa. As ciclovias estão expandindo e você, como cidadão, pode utilizá-las.

Você pode gostar de ler também...