Cultura

Dicas para morar com seu melhor amigo

Para quem é jovem e sonha em sair da casa dos pais, mas não tem muita grana, morar com o melhor amigo pode ser a solução! Vocês dois poderão dividir o aluguel e ainda terão a companhia inigualável um do outro todos os dias!

amigo

Esses anos que morarem juntos tem tudo para serem divertidos e agradáveis, mas é evidente que pode ser que algumas coisas deem errado e vocês se desentendam no dia a dia. Isso porque conviver com uma pessoa e morar com ela é muito diferente do que, por exemplo, fazer uma viagem ou passar algumas horas do dia juntos. Nós acreditamos que provavelmente vai dar tudo certo e vocês curtirão cada segundo, mas para evitar um final triste e prevenir idealizações, nós separamos algumas dicas preciosas para quem planeja ou pensa em morar junto com um amigo.  Confira:

Converse muito sobre essa possibilidade com seu amigo

Imaginem como seria se morassem juntos. Conversem sobre seus hábitos, crenças e gostos pessoais. Deixem claro suas preferências na hora de comer, se tem alguma restrição ou dieta específica. Analisem se conseguem lidar com o fato de um ser mais organizado e o outro bagunceiro, por exemplo. Cogitar regras de convivência pode ser uma boa também. Falem sobre como pagariam o aluguel, como organizariam as idas ao supermercado, como manteriam a organização, a limpeza da casa e etc… Conversem também sobre como a relação de vocês irá se transformar. Alinhem expectativas, falem sobre o que esperam e o que não esperam dessa experiência. Falar sobre decoração também é importante, afinal os gostos de vocês dois iriam se mesclar para que na casa exista a identidade das duas pessoas. E depois de esclarecer isso tudo, você conseguirá analisar se morar junto realmente é a melhor decisão a ser tomada.

Tenha certeza de que a amizade de vocês é uma relação de respeito

Provavelmente se são amigos, já existe isso entre vocês, mas quando moramos junto com alguém isso precisa ficar mais forte ainda. Você não gostaria que alguém ficasse mexendo nas suas coisas sem a sua autorização. Juntos, vocês podem estabelecer limites e fazer acordos. Podem optar por combinar que tudo bem o outro mexer nas suas coisas, que vocês podem pegar emprestado a blusa um do outro, ou não. Respeitar o espaço individual também é essencial.

Esteja ciente de que momentos de discordância poderão acontecer

Se relacionar é uma coisa complexa. Se vocês realmente forem morar juntos, vale a pena ficar atento para que não aconteçam discussões desnecessárias entre vocês. Ceder algumas vezes visando a paz na relação é uma boa pedida. A convivência precisa ser pacífica, porque a sua casa tem que ser o seu refúgio, o lugar aonde você descansa e recupera as energias para viver bem e acordar disposto no dia seguinte.

Tenha consideração e saiba dividir

Viver junto condiz em cooperação e união. Vocês precisam estar na mesma página quando forem morar juntos! Se coloque no lugar de seu amigo, tente entender como ele se sente. Lavar a sua louça toda vez que usar sujar alguma coisa, sua roupa e arrumar seu quarto também é consideração com seu amigo. Limpar sua sujeira e fazer a sua parte ajuda para que o ambiente fique sempre organizado e agradável e a relação de vocês fique bem!

Tenha em mente que sua casa também é a dele. Dividir é essencial para que os dois se sintam confortáveis!

 

Leia mais:

+ Lar: o que faz a sua casa ser um lugar mais acolhedor

+ Como fazer mudança sem bagunça

+ 11 filmes para inspirar a decoração da sua casa

Bruna Domingues

Trabalha no Marketing Digital da Lopes, é publicitária em formação pela universidade Anhembi Morumbi e é apaixonada por arte, design, decoração e pela vida!

Você pode gostar de ler também...