Cultura

Educação: A arte de desvendar o novo

Aproveito o dia de hoje, Dia Internacional da Educação, para iniciar o texto com uma citação do grandiosíssimo Rubem Alves.

“Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O educador diz: ‘Veja! ’ – e, ao falar, aponta. O aluno olha na direção apontada e vê o que nunca viu. Seu mundo se expande. Ele fica mais rico interiormente… E ficando mais rico interiormente ele pode sentir mais alegria – que é a razão pela qual vivemos. ”

Esse trecho faz parte do texto “A arte de educar”, em que Rubens Alves mostra o verdadeiro significado da educação.

Em uma época em que escolas nos obrigam a passar horas e horas de nossas vidas decorando conteúdos para o “dia D” (vestibular) como se não houvesse um depois, a verdadeira educação vem sendo deixada de lado.

 

educação

 

A arte de comprovar a ciência através da prática

As teorias, via de regra, são geradas por meio da observação, estudos e testes de hipóteses. Assim, podemos dizer que são explicações do que já existe. Dessa maneira, aprender é vivenciar o objeto da aprendizagem para, então, entender a ciência que envolve o estudo. Aprender, essencialmente, é adquirir hábitos, ou seja, saber sobre esse objeto e saber, também, lidar com ele na prática.

Para que isso aconteça, é preciso ter a visão do todo, ou seja, aprender de forma interdisciplinar, para que se possa observar a interligação entre as mais variadas ciências.

Podemos, então, dizer que o processo final da aprendizagem depende do sensorial e da visão de unidade daquilo que se deseja aprender, e há pedagogias com esse valor. Uma das mais conhecidas é a Pedagogia Waldorf, que busca fazer com que o aluno não “pare de viver” ao chegar na escola. É uma pedagogia holística (palavra que vem do termo holos, que em grego significa “todo” ou “inteiro”), na qual, os alunos são tratados e entendidos como seres humanos, ou seja, é uma pedagogia embasada na concepção de desenvolvimento humano.

 

Educadores

Aqui deixo meus agradecimentos a todos os educadores que passam os dias criando diversas maneiras para estimular os alunos a “agarrarem” o maior conhecimento possível. Muitas vezes a profissão professor não é valorizada da maneira que deveria ser e se hoje temos um dia especial para a educação é graças a vocês.

 

Assim como comecei, termino este artigo com uma citação, agora de Paulo Freire.

“A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem ‘águias’ e não apenas ‘galinhas’. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda. ”

 

Veja também:

+ Livro Infantil para os seus pequenos

+ Como surgiu o Dia do Planeta Terra?

+ Vantagens de morar próximo de: Parque

 

Você pode gostar de ler também...