Curiosidades da Páscoa: tradição, coelho e ovos de chocolate

0

Páscoa, época de “encher a barriga” de chocolate e dar uma desculpa pra sair da dieta, certo? rs

Além de ser o período favorito dos chocólatras, também é uma festividade religiosa que homenageia a ressurreição de Jesus Cristo.

O domingo de Páscoa, portanto, é considerado feriado em todos os países cristãos do mundo. Há lugares que o feriado se estende até o dia seguinte, na segunda de Páscoa. Isso infelizmente não acontece no Brasil.

Na Páscoa também é comum as famílias se unirem e passar momentos juntos, como em um almoço de família ou fazer a brincadeira gostosa de esconder os ovos de chocolate das crianças.

páscoa

Fonte: Google

 

Leia também: Reflexões para entrar no clima da Páscoa

 

Coelho da Páscoa

“Coelhinho da Páscoa que trazes pra mim? Um ovo, dois ovos, três ovos assim”.

Essa música é praticamente um hino das crianças nessa época. Mas você conhece o simbolismo do coelho?

Além de ser símbolo da fertilidade, o coelho tem a ver com o renascimento da vida. Na Europa, a Páscoa coincide com o início da primavera, quando a toca da neve derrete e a vida ressurge, após o período frio. Esse é o momento em que os coelhos, depois da hibernação de inverno, deixam suas tocas. (Fonte: Folha)

pascoa-coelho

Fonte: Google

 

Ovos de chocolate

Os ovos são um símbolo pascal, caracterizado por ser feito de chocolate. E normalmente eles veem recheado com surpresas (brinquedos, bombons, etc.).

Por conta disso, é considerada uma das épocas mais “gostosas” do ano.

Costuma-se dar de presente aos amigos e familiares, como um gesto de carinho e amor.

O ovo de chocolate tem um significado muito interessante, veja:

No início do cristianismo, presenteava-se com alimentos. O ovo passou a ter duplo significado: além de ser um presente era um símbolo de uma nova vida, lembrando o sepulcro de Jesus, que ressurgiu no dia da Páscoa. O chocolate foi introduzido na tradição na Inglaterra, quando a indústria do doce começou a se desenvolver. O costume chegou no Brasil com os colonizadores portugueses. (Fonte: Folha)

pascoa-ovo

Fonte: Google

 

Tipos de ovos de chocolate

  • ovo de páscoa tradicional
  • ovo de colher
  • recheado
  • mini ovos

 

Veja também: Aprenda a fazer ovos de páscoa de colher

 

 





Compartilhe:

Sobre o Autor

Trabalha com Marketing Digital na Lopes Imobiliária. É formada em Rádio e TV pela Universidade Anhembi Morumbi e em MBA em Marketing pela PUC-SP. Apaixonada por comunicação e curiosa pelo universo digital.

Comentários não são permitidos.