Bar Pirajá
Cultura

Especial Rio 450: points cariocas fora do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro está em todo lugar. A alma dos cariocas é contagiante em todo canto do Brasil. Os points cariocas são um refúgio para quem quer se lembrar da energia e alto astral que só o Rio tem, assim como quem também quer experimentar os gostos e sabores típicos. Por isso, essa semana, no Especial Rio 450 anos, mostraremos a você quais lugares representam a Cidade Maravilhosa fora do próprio Rio de Janeiro. Viva a carioquice e viva o intercâmbio gastronômico!

Conheça restaurantes e points cariocas fora do Rio de Janeiro

Bar Pirajá

Bar Pirajá
Foto: Divulgação

São Paulo está cheia de bares cariocas, mas poucos existem a tanto tempo quanto o Pirajá, que foi inaugurado em 1998. O boteco reproduz o clima praiano do Rio de Janeiro com as mesas que ficam na rua, embaixo de uma grande árvore. A parte interna também não deixa a desejar, já que a decoração em madeira e azulejos brancos se encaixa perfeitamente ao ambiente, que é claro e agradável.

Além disso, como todo bom bar carioca, a casa apresenta ilustrações espalhadas pelas paredes, seja de fotos da cidade ou de personalidades, como Garrincha e João Nogueira. O samba e as marchinhas invadem as caixas de som e Copacabana toma conta da calçada do bar. A noite e o happy hour do Pirajá são perfeitos para o chope gelado Brahma e o drink da casa, A Nega É Minha e Ninguém Tasca (cachaça, limões taiti e siciliano e rapadura).

O butuquim também prepara uma maravilhosa comida com toques caseiros, que serve, além dos pratos característicos do Rio, um excelente frango à passarinho, torresmo, cabrito no alecrim, croquetes de costela e pernil com seus devidos temperos e acompanhamentos, entre outros. Prove o que o bar tem de melhor e sinta-se na Cidade Maravilhosa!

Endereço:
1) Av. Brigadeiro Faria Lima, 64 – Pinheiros, São Paulo.
2) Morumbi Shopping, Piso Lazer – Avenida Roque Petroni Júnior, 1089 – Vila Gertudes, São Paulo.
3) Shopping Iguatemi Alphaville, Piso Xingu – Alameda Rio Negro, 111 – Alphaville, Barueri.

Aconchego Carioca

Aconchego Carioca
Foto: Veja SP/Divulgação

Famoso pelo bolinho de feijoada, como já foi dito aqui, o Aconchego Carioca é, na realidade, um bar do Rio de Janeiro. A matriz se localiza no Centro da capital carioca e teve sua primeira filial instalada no bairro dos Jardins, em São Paulo. Isso significa que o conceito todo do restaurante envolve a cidade do Rio. A decoração segue a mesma linha nos dois bares: informal, com paredes de tijolos, quadros, redes penduras no teto e toda a descontração que você possa imaginar.

O menu é praticamente igual ao da matriz, mas se destaca porque oferece duas novidades. A primeira é o almoço executivo individual de terça a sexta e a segunda é o bolinho virado à paulista (massa de feijão carioca recheada com couve, linguiça, bisteca e ovo), criado para homenagear SP. Os petiscos são as especialidades do Aconchego e as inspirações da chef Kátia Barbosa. Vale a pena experimentar o clássico bolinho de feijoada, o bolinho de feijão branco com rabada, o bolinho de mandioca com bobó de camarão, o pastel de queijo e espinafre com castanha do pará e a casquinha de caranguejo.

Já os pratos principais são mais elaborados e bem temperados, como pode-se perceber: prove a costelinha de porco com goiabada cremosa, que vem acompanhada de pasteis de angu com recheio de ervas e arroz branco, e também os clássicos baião de dois, bobó de camarão e moqueca de badejo com banana na terra.

Para completar essa mistura toda, você ainda pode escolher, na sobremesa, entre doce de jaca com requeijão gratinado, tapioca recheada com doce de leite ou palitos de queijo fritos com goiabada cremosa. Mas ainda não acabou! Tudo isso é complementado pela arrebatadora carta de cervejas, que oferece mais de 200 rótulos, nacionais e internacionais.

Endereço: Alameda Jaú, 1372 – Jardim Paulista, São Paulo.

Posto 6

Posto 6
Foto: Site/Divulgação

Quem diria que seria possível achar um bar tão carioca no meio de um dos bairros mais característicos de São Paulo… O Posto 6 celebra o RJ com fotos históricas e paisagens na parede, assim como imagens de personalidades dos anos 60 e 70. A boemia vive dentro da casa com o clima descontraído e com a trilha de bossa nova e MPB.

Mas o que se destaca é, sem dúvidas, o happy hour: sirva-se com o chope Brahma ou Devassa, que vem sempre bem gelado, para agradar os clientes. A cartela de comida é composta por inúmeras opções de porções e pratos. Peça a coxinha de galeto, o escondidinho de camarão, a lulinha à dorê, a picanha na chapa ou uma mandioca frita.

Endereço: Rua Aspicuelta, 644 – Vila Madalena, São Paulo.

Bar do Carioca

A cidade de Campinas também não fica de fora. A tradição é a especialidade do Bar do Carioca, que foi aberto em 1983 e nunca fechou as portas. O bar é um estabelecimento de família: o criador – que, na verdade, nasceu no interior do Rio de Janeiro -, sua mulher e seu filho caçula trabalham na cozinha, enquanto os outros dois filhos cuidam da administração. O trabalho em conjunto já gerou muitos frutos aos donos, que veem a esquina do boteco sendo disputada e ficando lotada de mesas na calçada aos fins de tarde.

Além disso, o bar já ganhou diversos concursos de comida, entre eles, o Comida di Buteco de 2010. O cardápio inovador da casa é o que o torna tão bom. Você encontra petiscos como bolovo (bolinho recheado de linguiça refogada com pimentões amarelo, vermelho e um ovo), croquetes de jiló, berinjela ou mortadela, porção de rabada com polenta e agrião ou de língua bovina e camarão com catupiry empanado no salgadinho Doritos. O acompanhamento fica com a clássica cerveja de garrafa.

Endereço: Rua Erasmo Braga, 1067 – Castelo, Campinas.

Quer saber mais sobre o Rio? Conheça os bairros da cidade.

Bossa Bar

Bossa Bar
Foto: Facebook/Divulgação

O Bossar Bar reflete tudo aquilo que o Rio de Janeiro é. Logo na entrada está uma estátua do Cristo Redentor de 3 metros de altura, que dá boas vindas aos clientes. Além disso, a decoração da casa inteira lembra os famosos pontos turísticos da Cidade Maravilhosa: o calçadão de Copacabana, a praia de Ipanema, quadros e fotos pelas paredes do bar e outras inúmeras referências.

O diferencial da casa são as apresentações de música ao vivo, que acontecem todos os dias num palco instalado no meio do ambiente. O samba rock, samba funk, samba soul e MPB embalam o som do estabelecimento, que tem um menu rico em pratos típicos. Os maiores sucessos são o escondidinho de carne seca e a mandioca frita com bacon, que podem ser acompanhados por chopes, cervejas, vodcas, vinhos, uísques, sucos ou refrigerantes.

Endereço: Rua Senador Xavier da Silva, 210 – São Francisco, Curitiba.

Garota Carioca

Garota Carioca
Foto: Grupo Happy News/Divulgação

O Garota Carioca tem tudo aquilo que um carioca da gema gosta: badalo, bebida, comida e música boa. A casa, que tem cara de balada praiana, possui uma varanda e um deck de madeira que se integra ao ambiente interno. Para completar o clima, a entrada tem um piso parecido com a calçada de Copacabana. A aposta da casa é a programação diferente e descolada: de terça a quinta, recebe grupos de samba, duplas sertanejas e outros estilos de música, e aos finais de semana, abriga DJs e bandas.

Além disso, conta com um happy hour com promoções inovadoras. O cardápio do estabelecimento oferece diversos pratos e porções, assim como uma cartela enorme de drinks e bebidas, que ainda proporciona um menu especial de espumantes. Mas o mais surpreendente da casa é: o biscoito mais apreciado pelos cariocas, o famoso Globo, é vendido no Garota Carioca.

Endereço: Trevo Seis Pistas, 20 – Vila da Serra, Belo Horizonte.

Butiquim São Jorge

Butiquim Seu Jorge
Foto: Site/Divulgação

O Butiquim São Jorge é o Rio de Janeiro dentro de Belo Horizonte. Com uma decoração que remete aos anos 50 e à famosa boemia da Cidade Maravilhosa, o bar possui enfeites, pinturas, ilustrações e fotos de músicos espalhados nas paredes. Mas não é só isso: o MPB toma conta da playlist da casa e completa a atmosfera carioca do lugar.

Os pratos para dois e os petiscos são o carro-chefe do estabelecimento que oferece uma diversidade incrível de pratos no menu. O cardápio conta com bolinhos, carnes, pastéis, e pratos especiais, como o combinado, a costelinha e o frango “Seu Jorge”, bem à moda da casa. Para completar todas essas delícias gastronômicas, nada melhor do que o chope e a cerveja bem gelada que a casa serve, ou então as outras opções de drinks e bebidas do Butiquim.

Endereço: Av. Fleming, 175 – Ouro Preto, Belo Horizonte.

Ficou com vontade, né? E agora, que tal visitar o Rio de Janeiro no Brasil todo?

Você pode gostar de ler também...