Cultura

Réveillon: festas e tradições no Brasil

Mais um fim de ano chegou e muitas festas de Réveillon acontecerão, em todas as partes do mundo, cada lugar com sua tradição. No Brasil, o Ano Novo é comemorado de diferentes maneiras, de acordo com a crença de cada um.

Vou mostrar nesse post algumas das tradições mais famosas pelos brasileiros, mas antes, uma pergunta: você sabe o que significa Réveillon?

A palavra é muito citada, mas muita gente desconhece seu significado. É claro que está ligada ao ano novo, porém existe uma definição interessante por trás.

Réveillon é uma palavra de origem francesa que descreve festa de passagem de ano.

“Inicialmente, esta palavra era usada para descrever uma refeição leve que era feita à noite, que impedia que as pessoas dormissem. Um pouco mais tarde, foi usado para qualificar a ceia de véspera de Natal. Apenas por volta do século XX o termo Réveillon passou a designar as celebrações do Ano Novo.”

 

reveillon
Queima de fogos no Réveillon

 

Festas de Réveillon

As festas costumam ser grandes atrações com o espetáculo de fogos de artifício na passagem do dia 31 de dezembro para 01 de janeiro.

Grandes cidades brasileiras concentram a queima de fogos em algum ponto turístico. Se você tiver oportunidade, experimente essa experiência junto com milhões de pessoas celebrando com você mais um novo ano.

Conheça alguns dos locais onde acontecem as principais festas pirotécnicas:

  • São Paulo – Avenida Paulista
  • Rio de Janeiro – Praia de Copacabana
  • Fortaleza – Praia de Iracema
  • Salvador – Praça Cayru
  • Belo Horizonte – Lagoa da Pampulha
  • Recife – Toda área litorânea (praias de Boa Viagem, Pina, etc.)

 

reveillon-3
Contagem regressiva para a virada do ano

 

Tradições de Réveillon

Para comemorar o início de um novo ano, pessoas ao redor do mundo têm uma variedade de superstições e rituais para trazer boa sorte ou deixar os males para trás. A cada ano as pessoas também querem fazer alguma coisa de diferente, seja por fé ou para se sentir bem.

Aqui no Brasil temos algumas tradições de Ano Novo específicas, você conhece todas?

Confira algumas das mais conhecidas tradições dos brasileiros:

 

Roupa branca

Essa é a tradição mais forte, em que a maioria dos brasileiros se vestem de branco durante a virada do ano. Significa paz e purificação espiritual.

Presente para Iemanjá

Adeptos e simpatizantes de religiões como umbanda e candomblé vão à praia lançar flores, velas ou qualquer outra oferenda a Iemanjá, a deusa dos mares. Significa que todos os problemas serão levados ao fundo do mar e devolvidos em forma de ondas, resultando em sorte para o ano que está por vir.

Pular 7 ondas

Muitos brasileiros pulam sete ondas e fazem pedidos para cada uma delas. 7 é um número espiritual, e ao pular as ondas, significa que você invocará Iemanjá, que te dará forças para passar por cima das dificuldades.

Lentilha

A lentilha simboliza a fartura. Desta forma, ela é prato obrigatório na ceia de muitas famílias brasileiras. Significa que terá um ano farto e com muita comida.

Consumo de aves

Os supersticiosos acreditam que na noite de Ano Novo não se deve consumir aves, como galinha ou frango, pois elas ciscam para trás e isso significa atraso na vida.

 

Réveillon

 

Feliz 2017! 🙂

 

 

Veja também:

Ano Novo na praia

Cozinha no Ano Novo: superstições e receita

 

Você pode gostar de ler também...