Decoração e Paisagismo

10 dicas para decoração da sala de estar

Confira aqui 10 dicas para a decoração da sua sala de estar. Dentre os assuntos abordados estão as cores, acabamentos, papel de parede, tapete, cortina, painel da tv, piso iluminação e muito mais.

 1. Cores passam emoções e sentimentos

Como resultado da intensidade e das cores utilizadas no seu ambiente você pode deixá-lo carregado ou leve.

Dessa forma as cores afetam como seus hóspedes se sentem no seu espaço, mais energizado ou zen, por isso é necessário que analise o seu ambiente como um todo e escolha as cores pensando no objetivo que você quer passar.

2. Acabamento com papel de parede

decoração da sala

Ao contrário do que o senso comum acha, hoje existem modelos de papel de parede muito sofisticados. Tem modelos 3D que imitam mosaicos de forma perfeita, e a infinidade de possibilidades que esse acabamento proporciona é muito interessante.

3. Acabamento com gesso

decoração da sala

O acabamento com gesso pode seguir o estilo da sua casa, ele possibilita diversos moldes e recortes. Em ambientes mais clássicos pode-se fazer molduras e desenhos artísticos, em ambientes contemporâneos, formatos retangulares deixam o local mais uniforme e harmonioso.

4. A escolha do piso de acordo com a função

Um piso pode ser mais frio, quente e ainda ter características antiderrapantes.

O porcelanato é um piso frio, já os pisos vinílicos e laminados são considerados pisos mais quentes, por esse mesmo motivo são muito utilizados nos quartos.

Tenha cuidado ao escolher os pisos antiderrapantes, quanto mais eficientes para evitar acidentes, eles também retêm mais sujeira o que dificulta a manutenção da sua limpeza.

A escolha do piso correto faz toda a diferença na decoração final do ambiente. Os pisos mais neutros permitem uma variação de cores maior nos objetos, móveis e outros complementos do ambiente como tapetes e cortinas.

5. Escolha o ponto principal do seu ambiente

decoração sala

Quando a decoração do ambiente traz uma atenção especial para um ponto, deixa o local mais atrativo e interessante.

O exemplo mais usual e comum da sala de estar é ter a TV como ponto principal do ambiente, outros exemplos de pontos principais são: um belo quadro, uma vista para a cidade ou para as montanhas e até mesmo uma escultura extraordinária.

6. Idealizar o ambiente para interação

decoração da sala

Um dos ambientes onde as pessoas ficam a maior parte do tempo é a sala de estar, sendo o ambiente mais importante da casa. Geralmente é nesse local que as pessoas ficam a maior parte do tempo.

Nada é mais adequado que deixar os sofás, cadeiras e pufs alinhados para uma boa conversa.

Caso o seu ambiente seja muito grande faça uma divisão em dois ou mais grupos.

7. Iluminação da Sala de Estar

A iluminação do seu ambiente deve deixa-lo confortável. Uma dica interessante é utilizar o dimmer.

As lâmpadas dimerizáveis te garantem o controle total da intensidade da luminosidade do ambiente.

Dessa forma quando for assistir a sua série favorita pode regular como penumbra e quando for receber hóspedes deve deixar com a intensidade máxima, isso faz com que ninguém fique sonolento e deixa o clima muito mais animado.

A distribuição da luminosidade precisa ser bem-feita, destaque a iluminação da mesa e os detalhes de decoração para garantir um ambiente mais aconchegante, para se ter uma maior precisão existem profissionais que são especializados em designer luminotécnico e poderão dar uma consultoria mais completa.

8. Utilização de Cortinas para Sala de Estar

decoração da sala

Hoje existe uma variedade imensa de modelos de cortinas, além de tamanhos e cores. As cortinas tem o objetivo de aumentar a privacidade, controlar a luminosidade e ainda decorar o ambiente.

As cortina voil são mais clássicas e se adaptam bem com ambientes mais rústicos e com decoração antiga.

As cortinas romanas e painel são bastante sofisticadas e se encaixam de forma perfeita a ambientes contemporâneos.

Você pode ainda escolher entre controle maior da luminosidade com os acabamentos de tela solar ou bloqueio total da luz solar com as cortinas com blackout.

As cortinas devem ser feitas sob medida conforme o seu ambiente, cortinas muito longas sujam a sua bainha, muito curtas gera péssima impressão, quando colocadas cobrindo a parede inteira dão a sensação de amplitude no local.

9. Utilização de Rack

decoração da sala

O uso do rack como grandes armários e com muitos objetos em cima está fora de moda. O uso da TV fixada na parede ou em estante embutida traz um ar mais moderno e minimalista, o que é uma tendência atual.

10. Tapetes sob medida

decoração da sala

Os tapetes trazem conforto térmico, auxiliam na decoração e na manutenção da limpeza, já que tem características de retenção de sujeiras que são trazidas de fora da sua casa.

Os tapetes personalizados são ideais para cobrir melhor o seu ambiente, assim como as cortinas, quando o tapete fica pequeno se torna muito deselegante.

Recomenda-se tapetes com cores mais neutras para sala de estar, a exceção aplica-se à ambientes mais despojados ou ambientes com decoração bastante neutra onde queira se destacar (chamar a atenção) para o tapete.

 

Autor: Luciana Roas, da Detalhe Decorações

Você pode gostar de ler também...