Decoração e Paisagismo

11 filmes para inspirar a decoração da sua casa

Quer dicas para decorar os ambientes? Assista aos filmes dessa lista

Quem quer decorar a casa normalmente busca inspirações na Internet, lojas físicas e até em revistas específicas. Contudo, o que poucos desconfiam é que vários filmes podem dar dicas valiosas sobre tendências, cores e distribuição de móveis no ambiente.

Confira uma lista de longas-metragens com diferentes estilos que você pode aplicar em sua casa e apartamento:

O Diabo Veste Prada

Quem assistiu ao filme O Diabo Veste Prada certamente já quis trabalhar em um escritório parecido com o da personagem Miranda Priestly. Ele traz toda a seriedade que desejamos em nosso espaço “home office”.

filmes para inspirar

Para causar a mesma sensação em seu local de trabalho, valorize os tons claros e a entrada de luz natural no ambiente. Também é recomendável apostar em itens de sofisticação, como quadros, acessórios e a própria mesa de serviço.

O Fabuloso Destino de Amelie Poulain

filmes para inspirar

Quem acha que tons vermelhos não devem ser usados na decoração de casas precisa assistir ao longa O Fabuloso Destino de Amelie Poulin. A cor salta aos olhos em praticamente todas as cenas e mostra que é possível criar um ambiente confortável com um tom mais quente.

A decoração da casa de Amelie também é ótimo recurso para entender como elementos retrô podem combinar e criar uma sensação de bem estar. Os sofás, a luminária, a mesa, entre outros itens, interagem entre si e criam um visual único.

Julie & Julia

O filme narra a história da cozinheira Julia Child a partir do ponto de vista da jovem Julie Powell. Logo, o filme Julie & Julia tornou-se referência para quem busca inspirações para a decoração da cozinha.

filmes para inspirar

O interessante é que a narrativa apresenta não apenas uma, mas duas tendências. Há o estilo francês da década de 40, clássico e ligado à Julia, e o contemporâneo, da Julie. Em ambos, chama a atenção à riqueza de detalhes, como as frigideiras nas paredes, e a disposição dos móveis.

O Grande Gatsby

filmes para inspirar

Uma alternativa interessante é apostar em ambientes luxuosos e requintados, como os exibidos na mansão de Jay Gatsby no filme O Grande Gatsby, estrelado por Leonardo DiCaprio. A decoração do local exala sofisticação.

É uma ótima aposta para a sala de estar, por exemplo, com poltronas de couro, lustres, tapetes e papéis de parede comuns aos anos 1920. Essa tendência, porém, exige uma atenção maior aos detalhes. Tudo precisa estar harmonizado.

Anna Karenina

É uma opção por decoração totalmente clássica e rebuscada, típica da nobreza da Rússia no século 19. O filme Anna Karenina cria cenários deslumbrantes em praticamente todos os cômodos da casa da personagem principal.

filmes para inspirar

Para repetir esse efeito, o ideal é apostar em ambientes coloridos, como o azul da parede e do estofado do quarto de Anna Karenina, ou até em dois tons diferentes, além de móveis de madeiras por todo o local.

Sob o Sol da Toscana

Quer ideias para mexer em sua área externa, criar um jardim (tradicional ou suspenso) e valorizar as plantas? Assista ao filme Sob o Sol da Toscana. Ele certamente irá inspirar a decoração para este espaço.

A casa da personagem Frances chama a atenção de todos os espectadores. Árvores, plantas, móveis e janelas de madeira combinam-se e formam uma belíssima imagem rústica – tendência sempre em alta quando o assunto é jardinagem.

Qual Seu Número?

filmes para inspirar

Fãs da decoração moderna (ou seria pós-moderna?) devem assistir ao filme Qual seu Número?. Certamente irão se apaixonar pelo apartamento de Ally Darling. A mistura de cores é a grande atração e está presente tanto na parede quanto nos móveis.

O mobiliário, aliás, alia elementos contemporâneos e clássicos, mas chama a atenção a ausência de detalhes. O melhor exemplo disso é justamente a cama de ferro da personagem – ponto alto do filme e objeto de desejo de muitos jovens.

Simplesmente Complicado

A casa de Jane, personagem principal de Simplesmente Complicado, é a típica decoração familiar, aconchegante e confortável. É ideal para quem vive com os filhos e quer criar um ambiente que promova bem estar aos moradores.

O que cria essa sensação é a mistura de cores, principalmente na sala e na cozinha. Marrom, branco, laranja e azul harmonizam muito bem e, graças à textura amadeirada, remete até mesmo a uma casa de campo.

Homem de Ferro

Se você não gosta de uma decoração mais sofisticada e quer algo simples, pode apostar na tendência minimalista exposta no filme Homem de Ferro. Seja em sua mansão ou em seu escritório, o bilionário Tony Stark gosta de poucos elementos e valoriza itens tecnológicos.

filmes para inspirar

Se você não é “gênio, playboy, filantropo e milionário” igual ao personagem, basta investir em tons claros no ambiente, valorize o branco, tenha janelas largas, linhas retas e poucos elementos decorativos.

Histórias Cruzadas

O filme Histórias Cruzadas se passa nos anos 1960 e aborda a luta dos direitos civis nos Estados Unidos. Apesar da temática pesada, ele tornou-se ícone para quem gosta de uma decoração vintage na casa.

A casa das personagens reflete bem essa tendência. Ela valoriza os tons pastéis nas paredes e nos móveis, a utilização de pisos coloridos e de itens que remetem a outras épocas. É um estilo que está em alta atualmente.

Frida

filmes para inspirar

Além de conhecer a história de uma grande artista, o filme Frida é uma opção para quem quer apostar em uma tendência mais alegre e ousada na decoração da casa. Nada de clássico ou moderno. Aqui a ordem é a simplicidade.

As peças de decoração da casa são praticamente artesanais e combinam com elementos religiosos. Sofás e poltronas utilizam fortes estampas e a presença do azul e do amarelo certamente é um destaque inusitado nos ambientes.

Independentemente do estilo e da tendência que lhe agrada, hoje é possível encontrar itens de diferentes estilos a preços vantajosos. Seja um sofá estilo clássico ou uma moderna cadeira eames, é possível dar nova vida aos ambientes de sua casa.

 

Autor: Taina Fantin.

Você pode gostar de ler também...