Dicas para escolher decoração da sua casa nos diferentes estilos
Decoração e Paisagismo

4 Dicas de Decoração para deixar sua casa mais gostosa

Decorar a casa é colocar a sua “cara” na ambientação do imóvel, ou seja, deixá-lo parecido com você e com o seu estilo de vida, para tornar o seu lar um local agradável, para onde você tenha vontade de voltar.

Para descobrir qual é o seu estilo de decoração é importante você observar um pouco mais do que apenas as suas preferências de cor, estampas e texturas.  É importante analisar a rotina de todos os moradores, as suas necessidades de uso do espaço, a função que vocês precisam em cada ambiente e a sua personalidade.

Considerando, por exemplo, apenas a personalidade dos moradores, podemos inferir que pessoas mais práticas e discretas combinam com casas decoradas no estilo minimalista ou moderno. Já, quem tem um ritmo agitado, que gosta de bastante informação, combina com a decoração que usa a Pop Art. Quem tem uma personalidade mais tranquila, combina com o estilo romântico.

Se considerarmos os espaços disponíveis, é bom pensar se a disposição dos móveis, o abrir e fechar de portas, janelas, armários e gavetas vai funcionar. Às vezes, algo bonito na decoração pode não ser muito prático no dia a dia, inclusive, chegando a atrapalhar o seu cotidiano.

Se você precisa usar ambientes de maneiras diferentes, por exemplo, a sala como home office, é bom planejar a decoração para os dois usos. Parece óbvio, mas é comum que a apenas uma “função” seja atendida na hora de decorar, prejudicando a sua rotina. Por exemplo, a iluminação da sala pode ser insuficiente para um home office eficiente, neste caso, opte pela iluminação mais adequada para trabalhar, pois ela não vai prejudicar o uso da sala. Melhor ainda, se puder ser um dimmer, assim a luz poderá ser ajustada a cada necessidade.

Dicas “coringa” de decoração, independentemente do seu estilo:

1)      Mantenha a base da decoração mais neutra e capriche nos acessórios, pois são itens mais fácil e mais econômicos para trocar e renovar a decoração, quando necessário;

Dicas para escolher decoração da sua casa nos diferentes estilos

2)      Espelhos ampliam qualquer ambiente;

Dicas para descobrir seu estilo de decoração

 

3)  Ao usar quadros, gravuras, posters, coloque esses itens no ambiente de forma simétrica, para obter um melhor resultado;

Dicas para escolher seu estilo de decoração

 

4) Menos é mais. Evite misturar estilos de decoração no mesmo ambiente. Se quiser decorar a casa em vários estilos, separe os ambientes por temas: sala românica, quarto vintage etc.

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...