6 dicas para manter sua casa organizada

0

organizada

Você sabe qual a diferença entre arrumar e organizar?

Quando arrumamos estamos colocando as coisas em ordem, cuidando da estética para que fique bonito e agradável, já quando estamos organizando, colocamos de maneira funcional e prática. Arrumar pode ser considerado o primeiro passo para organizar. Uma coisa pode estar arrumada e não organizada. Vamos ver alguns exemplos para ficar mais claro?

organizada

Fonte: Kalinka Carvalho

organizada

Fonte: Kalinka Carvalho

organizada

Fonte: Kalinka Carvalho

E ai? Sua casa está arrumada ou organizada?

Vamos agora a algumas dicas que podem te ajudar a manter a ordem em sua casa:

  • Ao entrar na casa, tenha o que chamamos de caixa de entrada, que nada mais é, que um local para “deixar” as coisas ao chegar da rua. Exemplos: contas, cupons fiscais, carteira, óculos, etc. Pode ser um cestinho, uma caixa ou até uma gaveta. Lembre-se de sempre fazer a triagem dessa “caixa”: jogando fora o que não irá precisar e processando o restante, arquivando, pagando ou colocando em sua “casinha”.
  • Porta-chaves: um objeto para pendurar próximo a entrada da porta, essa é um dica simples de ser aplicada, mas que fará uma grande diferença. Existem muitos modelos e tipos, encontre um que combine com a sua decoração. J Você nunca mais ficará desesperado procurando as chaves!
  • Local para colocar a bolsa, mochila e mala: ao chegar em casa, você definiu onde coloca esses acessórios? Ou um dia está na sala, no outro no quarto, de vez enquanto deixa na cozinha? Pois é, se definir um local que sempre colocará esses objetos ficará mas fácil de lembrar onde encontrar.
  • E seguindo a dica acima, defina um local para cada coisa, ou seja, tudo em sua casa deve ter um local onde ficar. Exemplo controle-remotos, revistas, correspondência, ferramentas, medicamentos, etc. Se definir onde cada coisa vai ficar, ao usar, sempre devolva no seu lugar de origem e conseguirá manter assim a ordem.
  • Sapatos: podemos encontrar eles espalhados por todos os cômodos da casa, não é mesmo? Se sempre retira os sapatos ao chegar em casa, tenha um local para colocar na entrada, um pequena sapateira ou um móvel com prateleiras baixas. Lembre-se sempre de limpá-los pois trazemos muitas sujeiras da rua. E providencie uma sapateira horizontal ou vertical, em local arejado e bem iluminado para deixar seu sapatos organizados.
  • Dica de personal organizer, tenha duas bandejas de café da manhã: a seca e a molhada. Na primeira coloque tudo que costuma comer no café da manhã e não vai a geladeira, exemplos: biscoitos ou bolachas, pão, etc. e na outra tudo que fica na geladeira, exemplos: manteiga, margarina, requeijão, leite, geleia, frios, etc.  Todo dia de manhã coloque as bandejas na mesa e depois de usar leve-as a sua “casinha”, prontinho assim ficará mais fácil e rápido.

 

Essa são apenas algumas dicas que podem te ajudar na organização sua casa.

Quer saber mais? Acesse o blog Kalinka Carvalho

Lá eu falo de organização pessoal, residencial e eventos e disponibilizo listas e checklists gratuitos para downloads.





Compartilhe:

Sobre o Autor

Comentários não são permitidos.