Decoração e Paisagismo

8 dicas para projetar seu escritório em casa

Trabalhar em casa é ótimo, mas também esconde alguns perigos, como a falta de produtividade por não ter a devida organização e o pior, a procrastinação, ou seja, ficar adiando o trabalho, deixando tudo para depois.

Para que seu trabalho seja produtivo e organizado é necessário definir um local de trabalho, o tão famoso home office.

Se o seu escritório em casa for um espaço para dirigir um negócio, fazer vídeo-conferências ocasionais ou simplesmente um recanto para você fazer contas e organizar sua agenda, você merece mais do que uma mesa e uma cadeira num canto vazio de sua casa. Um escritório que reflete o design e o conforto do resto da sua casa é um lugar onde você terá prazer em trabalhar. Aqui estão 8 dicas para criar um espaço de trabalho encantador e prático.

Localização

Se você precisar passar muitas horas em seu escritório em casa, não se esprema em um espaço pequeno. Considere também o fluxo de tráfego e sua capacidade de suportar distrações. Se você precisar receber clientes, um espaço privado com mais de uma cadeira é uma obrigação.

Não sacrifique a forma pela função

Sua mesa, prateleiras e armários devem atendê-lo, e não o contrário. Considere o seu fluxo de trabalho e os itens que você precisa ao seu alcance antes de investir em móveis e, em seguida, procure peças que sejam bonitas e funcionais. O mobiliário de escritório doméstico deve complementar outros quartos em sua casa. Deixe que o seu escritório tenha a cara do restante da sua casa.

Invista na cor

Seu escritório não precisa ser todo bege. Escolha cor que anime-o a trabalhar. Para algumas pessoas, é uma cor brilhante e alegre como laranja ou verde limão. Outros precisam de uma tonalidade calmante, como o verde-botânico ou um azul claro.

escritório em casa

Fonte da imagem: i.pinimg

Tenha uma vista

Posicione sua mesa onde você possa ver pela janela. A luz natural de uma janela é ideal, mas se você estiver em um espaço sem janelas, coloque uma imagem bonita acima da mesa ou posicione sua cadeira para enfrentar a porta.

escritório em casa

Fonte da imagem:: media.licdn

Organize verticalmente e horizontalmente

Muitos escritórios domésticos não estão em quartos amplos, então o uso eficiente do espaço é imperativo. Coloque prateleiras nas paredes para não precisar ocupar toda a sua mesa e use organizadores de arquivos verticais na mesa para manter documentos importantes ao alcance do braço. O armazenamento de papéis em cubos de madeira ou metal também é uma alternativa estilosa para as estantes.

Os equipamentos não precisam atrapalhar

Não há muito que você possa fazer para embelezar o computador, a impressora ou o telefone, mas dá para esconder os cabos desagradáveis. Comece certificando-se de que seu equipamento esteja perto de tomadas e veja também se as tomadas são de fácil acesso para que você consiga desligar. Use enroladores de cabo, tubos ou  organizadores de cabos para não deixar que o espaço entre seu computador e a tomada se torne uma floresta indomável de cabos.

escritório em casa

Fonte da imagem: ut-wire

Iluminação

Certifique-se de que seu escritório tenha muita luz para reduzir a tensão e dores de cabeça  e evitar forçar a vista. Posicione o monitor do computador para que não haja brilho de uma janela ou luz vinda de cima e coloque uma pequena luminária na mesa para ajudá-lo a ler e escrever.

Inspire-se

Configure um mini-santuário para você. Ponha alguns enfeites que você gosta, pendure um quadro bonito, ponha uma foto especial na sua mesa. Todas essas coisas irão motivá-lo a criar e fazer o seu trabalho.

Agora que você já viu estas dicas, está na hora de colocar suas ideias em prática e montar um lindo home office! Se você precisar de ajuda para pôr todas as suas ideias em um projeto, você pode contratar um designer de interiores para ajudá-lo a montar o espaço ideal para você.

 

Sobre o Autor: Mikael Araújo é um apaixonado por marketing digital, design e tecnologia.

Você pode gostar de ler também...