cabeceira
Decoração e Paisagismo

Cabeceiras atuais

Cabeceiras atuais por Maria Alice Miller do blog Casa com Design

cabeceiras

Uma bela cabeceira estofada, ocupando toda a parede como um painel: atual e confortável.

Antigamente todo mundo comprava uma cama e já vinha com a cabeceira junto. Já era praxe: escolher a cama de casal, era escolher a cabeceira. O colchão era avaliado depois. E, o mais comum, era se adquirir uma cabeceira trabalhada em madeira…

cabeceira
Uma linda cama com estrutura (e cabeceira) em metal.

Hoje em dia as alternativas são muitas, variadas, como nosso mundo: mudou tudo, mudou tanto, mudaram até os casamentos e os casais! Então, para um “admirável mundo novo” destes, só mesmo novos quartos e novas camas.

cabeceiras
Uma moderna cama com cabeceira em madeira.

Há quem ainda adquira a famosa cama de casal com cabeceiras de madeira, mas até estas mudaram: estão mais jovens, mais “limpas”, menos rebuscadas e mais simples. Também há opções em fibra, em metais, em couro e as estofadas, geralmente feitas sob medida.

cabeceiras
Uma bela cabeceira em fibra: ótima opção para quem curte um estilo descontraído.

Há quem adquira apenas a cama sem cabeceira – as famosas “camas americanas”, também chamadas de “camas box”, que contém a base e o super colchão bastante confortável. Neste caso, ou a cabeceira é improvisada – e a imaginação viaja em diferentes direções para se obter conforto com criatividade – ou uma cabeceira é adquirida depois da compra principal. Tudo é possível.

cabeceiras
Uma “cabeceira de almofadas” para cama box: fica muito bonita e
confortável, mas tem que ser bem planejada.

O que é bom saber neste caso é que a altura do colchão e de sua base devem ser sempre observados de modo que não se compre (ou não se faça) uma cabeceira baixa demais ou alta demais. O encosto deve prever que a pessoa que ali vai se apoiar deve ficar confortável tanto com a altura quanto com o material escolhido. Almofadas penduradas na parede é uma boa ideia que deve ser muito bem calculada, tanto com relação à altura quanto com relação à sua “resistência” ao corpo, ou seja, nem tão fofas que não apoiem, nem tão duras que se tornem praticamente um obstáculo.

Pesquisando, você há de encontrar uma série de soluções. Tanto na internet quanto em publicações da área como nos famosos “DIY” ou “Faça Você Mesmo”, há várias ideias. Escolha a melhor para você!

Você pode gostar de ler também...