Decoração e Paisagismo

Ano Novo com Cor

Para um 2016 mais colorido

Optamos por falar de cor por seu potencial modificador e energizante nos espaços .

Falar de cor é falar de Sensação e Percepção, não podemos esquecer que a mesma não é um elemento isolado.Que nos indivíduos a interpretamos positivamente ou não de acordo com o entorno, a luz e com nossas referências pessoais de estética e cultura.

 

1

Minha sugestão para quem quer utilizar desse recurso riquíssimo e por algum motivo não for assessorado por profissional é : uma boa dose de coragem e começar aos poucos em peças chave no ambiente ou em elemento de divisão do espaço .Um sofá marcante, uma parede especial ou um adorno de sua cor preferida pode trazer o Up para  a mudança que tanto deseja no ambiente residencial ou de trabalho.

As bases neutras muito utilizadas são bons começos para quem quer iniciar nessa jornada colorida e quer correr menos risco de ser surpreendido com um efeito não desejado. Digo não desejado porque o belo é também um referencial estético singular e cultural.

2

Fortes contrastes  mantem os espaços mais estimulantes se esse é o objetivo, mas em excesso pode tornar o ambiente cansativo. Tons suaves e que remetem a natureza são sempre relaxantes, em demasia podem tornar o ambiente monótono.

3

Usar sua cor preferida é um ótimo ponto de partida para a mudança, mas se gosta de acompanhar as  tendências da moda e do design, as cores apontadas para 2016 pelo Instituto Pantone já foram lançadas. Uma gama de 10 cores onde o carro chefe é o  Rose Quartz e o Serenity.

4

4

A Pantone faz  toda uma leitura conceitual do momento social do mundo e elege essa paleta que carrega  como mensagem para 2016 a busca da suavidade. “Equilíbrio, calma, bem-estar, tranquilidade, igualdade e dualidade”. Vão “servir como a expressão de um estado de espírito e de uma atitude”. Conforme diz o texto da própria empresa.

4

4

A cor pode ser o plus  da reforma nesse processo onde há predisposição para o novo no indivíduo. Acompanhar ou não a moda é opcional, então vamos a experimentação, coragem e ousadia e que sejam atitudes que nos acompanhe durante o ano todo.

Fotografias 1, 2 e 3 com autoria de Adriana Baccari.

 

Adriana Baccari

A convite da Lopes venho contribuir com conteúdo para o portal na área de design de interiores e decoração, onde atuo como especialista a frente da Baccari Projetos de Interiores.Estou muito honrada com o convite, obrigado Lucas Ferraz e Giovanna Canella.Mais sobre meu trabalho no www.baccariprojetos.com.br

Você pode gostar de ler também...