Fazendo uma horta hipodrônica
Decoração e Paisagismo

Aprenda a fazer hortas hidropônicas em casa

Existe na sua casa um espaço livre, que não é usado para nada e você sempre quis otimizá-lo fazendo um jardim ou uma horta onde pudesse cultivar verduras e hortaliças? Muitas pessoas se sentem desestimuladas por pensarem que uma horta vai fazer muita sujeira, especialmente devido a terra e dessa forma desistem de investir na ideia. Uma solução moderna, sustentável e saudável são as hortas hidropônicas, que não utilizam terra e portanto, nada de sujeira.

hortas hidropônicas

Neste tipo de horta, a água corrente é que nutre os vegetais e garante um cultivo livre de pragas comuns em hortaliças, por isso a vantagem. Essas hortas podem ser verticais e também não exigem muito espaço para serem colocadas em prática.

Como fazer?

O espaço vertical pode ser usado para um jardim vertical, usando plantas ornamentais da família das trepadeiras, mas caso você esteja interessado em um cultivo para consumo, a horta vertical irá unir o sustentável com o charme de um espaço verde em casa. Inicialmente vamos pensar em quais hortaliças você quer plantar, as mais comuns são alface, rúcula, salsinha, cebolinha ou mesmo pezinhos de morango, pimentas, hortelã e outros.

hortas hidropônicas

O que precisa?

Para fazer uma horta vertical serão necessários:

  • Canos de PVC
  • Suportes de ferro como a “mão-francesa” ou braçadeira
  • Um barril com água
  • Uma bomba do tipo das usadas em aquários
  • Mangueira

Apenas com esses itens será possível fazer uma horta vertical e o tamanho será aquele mais adequado ao seu espaço e também as suas necessidades, uma vez que irá depender da quantidade de hortaliças que você deseja plantar.

Os vegetais cultivados em hortas hidropônicas são reconhecidos pela sua maciez e pelo sabor, além de ser totalmente livre de agrotóxicos, o que irá levar mais saúde aos adeptos.

Para aprender passo a passo como fazer a horta vertical, indicamos esse vídeo bem didático que separamos para você. Com o suporte das imagens será mais fácil colocar prática a ideia.

Benefícios da horta caseira

Muitas pessoas têm se interessado mais em criar espaços verdes em casa com projetos de paisagismo, seja com jardins, vasos de plantas ornamentais ou a horta, como ensinamos acima. Todas essas opções são ótimas em vários aspectos como decoração, pureza do ar, controle da temperatura e umidade local e, no caso das hortas, consumo saudável.

hortas hidropônicas

Agora o mais importante é não ter preguiça e mãos à obra. A construção da horta vertical é rápida, apenas algumas horas e estará pronta. Em alguns dias já começam a surgir os resultados, com as hortaliças crescendo e prontas para o consumo.

  • Importante: Lembre-se também de conferir as dicas de manutenção e cultivo do jardim. A água que irá passar pelos canos deve ser nutrida com uma solução rica comprada pronta ou feita em casa com uma receita básica.

Raizes Marambaia

Você pode gostar de ler também...