mesa com cadeiras coloridas
Decoração e Paisagismo

Aprenda a usar cores na decoração

mesa com cadeiras coloridas
 via

Todo mundo tem medo de usar cores fortes para decorar qualquer ambiente. Quem gosta de tons fortes como roxo, vermelho, azul-marinho, verde-água, laranja, amarelo, preto entre outros, pode investir em pequenos detalhes, objetos ou em um elemento arquitetônico da casa, como uma torre de forno elétrico.

Quando pensamos em cores em um ambiente, é importante ficar claro que não falamos apenas das tintas usadas nas paredes, revestimentos ou nos tecidos dos móveis.

Os materiais também possuem tons e as pessoas costumam se esquecer disso. A madeira tem uma cor característica, assim como o cimento, a pedra e assim por diante.

Por isso, na hora de montar um ambiente, é importante prestar atenção a todos os objetos e elementos presentes no espaço que se vai decorar. Um lugar neutro, por exemplo, pode ganhar vida com almofadas coloridas, ou objetos em tons fortes. A ideia é deixar o lugar aconchegante, harmonioso e colorido.

Uma ótima dica para quem está começando a se aventurar no mundo das cores, é combinar tons da mesma palheta, quando usadas juntas ou investir nos contrários: branco e preto ou cinza e branco. Além disso, é importante usar apenas materiais iguais, pastilha com pastilha, mármore com mármore e cerâmica com cerâmica.

Outro ponto importante é ficar atento entre a relação cor x ambiente.

Por exemplo, tons quentes, como o vermelho, não são indicados para o quarto, pois agita e o espaço requer tranquilidade, cores assim são ideais para espaços de confraternização como salas e cozinhas. Já as cores frias, como lilás e azul deixam o ambiente mais tranquilo e são ótimos para salas de repouso.

As tonalidades vibrantes, como o azul-turquesa, dão um toque descontraído para um ambiente de maior seriedade, sem perder a identidade

As cores têm o poder de imprimir criatividade e personalidade a qualquer espaço. Vocês têm algum ambiente de sua casa colorido? Conte para nós.

Você pode gostar de ler também...