Decoração e Paisagismo

Arquitetura moderna: dicas de decoração para qualquer ambiente

Há diversos detalhes no design de interiores que podem deixar a decoração mais moderna e cheia de estilo. Confira algumas dicas:

Revestimentos 3D

De acordo com a arquiteta e autora do livro “O Pequeno Grande Guia de Aprovação de Projetos de Prefeitura”, Luciana Paixão, os revestimentos 3D são excelentes opções atualmente, sobretudo para ambientes pequenos. “Há hoje em dia revestimentos 3D que criam um diálogo muito interessante no projeto. Nesses casos, é importante tomar ainda mais cuidado com a escolha dos elementos do ambiente para não pecar por excesso de informações”, aconselha a profissional.

Energia mais leve

Os design mais modernos também prezam por ambientes mais minimalistas e com o visual mais leve. Segundo Paixão, escolher uma paleta de cores mais sóbrias ajuda nisso. Por outro lado, usar diferentes tipos de estampas e pisos podem quebrar a unidade do local, comprometendo toda a decoração.

Minimalismo

Sabe aquela máxima de que “menos é mais”? Ela se aplica perfeitamente à decoração, em que o excesso de objetos e informações pode tirar a elegância do local. Como atualmente grande parte dos apartamentos tem cômodos compactos, a atenção deve ser redobrada. “Ambientes pequenos requerem menos informação visual para não causar uma sensação de entulhamento, que se tem mais coisas que o ambiente pode comportar”, indica a arquiteta.

No entanto, isso não significa deixar tudo branco. Pode-se usar, por exemplo, papel de parede com estampas alegres e coloridas — desde que esse detalhe fique restrito à apenas a uma parte da parede, e não em todo o ambiente. Em todos os cômodos, a regra deve ser o equilíbrio, principalmente, para não cansar os olhos.

 

Espaços funcionais

Nada é mais moderno que unir estética e funcionalidade, não é mesmo? A partir disso, é possível pensar em diversos móveis multi funcionais para preencher a casa ou apartamento.

Uma alternativa é escolher uma mesa de canto que vire um puff de apoio, por exemplo. Já para quem deseja economizar espaço, vale a pena investir em uma mesa de jantar retrátil. Prateleiras também ajudam a minimizar o peso de uma estante completamente fechada, além de poder acomodar os objetos.

 

Estilo do sofá

Como ocupa grande parte da sala, o sofá é o grande destaque desse cômodo. Nesse sentido, é preferível optar pelos modelos de design simples e que não “roubem a cena”. Se o ambiente for pequeno, utilizar um sofá de cor escura pode pesar o visual. Portanto, nessas situações as tonalidades mais claras são melhores.

Lavabos elegantes

Para a arquiteta Luciana Paixão, os banheiros também merecem atenção especial. A especialista indica utilizar cestos e armários para organizar o ambiente, além de espelhos grandes, caso queira dar a impressão de amplitude. “Opte por um rejunte clarinho, de preferência na cor da peça utilizada no revestimento, para evitar que ele chame mais a atenção por destacar o quadriculado mostrando um ambiente todo recortado”, ela aconselha ainda.

 

Autor: Aline Matos – redatora e apaixonada por arquitetura e design

 

Você pode gostar de ler também...