Decoração e Paisagismo

Azul na decoração

O azul é uma ótima cor para decorar a nossa casa! Além de combinar com muitas outras cores, conseguimos facilmente usar toda a escala de tons de azul e criar vários tipos de ambientes. É uma cor versátil!

azulProjeto do arquiteto Steve Wunderlich e do designer de interiores Jake Arnold

Nós somos muito visuais, interpretamos o lugar em que estamos com os olhos antes de tudo. Podemos dizer que essa cor transmite calma, solidez, integridade, verdade, intelectualidade, compreensão, ordem, sensibilidade, estabilidade, lealdade, harmonia, confiabilidade e sentimento de infinito! Logo, a cores tem o poder de ditar algo sobre o ambiente. Sobre essa interferência e influência das cores na nossa casa nós falamos nesse post aqui.

A decoração azul é certeira! É suave e tradicional. É muito indicada se você quer desacelerar e encontrar seu eixo. Nossa casa é o lugar onde nos refazemos após um longo dia de trabalho e onde encontramos uma porção de paz no mundo. Pintar as paredes/teto da casa com azul, usar móveis ou objetos decorativos com essa cor pode lhe ajudar a encontrar esse estado de paz.

Com essa cor é possível criar tanto um ambiente para relaxar e mais informal quanto um sofisticado e formal.

azulFoto: Casa Vogue

E para você se inspirar a usar essa cor da melhor forma, separamos algumas combinações com outras cores. Veja:

 

Azul e Branco

azul

Foto: Autor Desconhecido

Combinação clássica! O que logo nos vem à mente é o estilo náutico, mas é possível formar muitos outros estilos. Também é possível criar uma atmosfera mais praiana.

 

Azul e Cinza

azul

Foto: Autor Desconhecido

Essa combinação é moderna! O sofá cinza e os detalhes azuis dos quadros se complementam perfeitamente.

 

Azul e Marrom

azulFoto: Casa Vogue

Para um ar clássico e sofisticado, misture o tom mais escuro com o marrom do couro do sofá, por exemplo.

 

Azul e verde

azul

Foto: Pinterest

Combinar com o verde vai muito bem! Para fugir do óbvio utilize plantas ao invés da cor nos móveis! Uma Jibóia mesclando na parede fica um charme! 

Azul e vermelho

azul

Foto: Autor Desconhecido

Unindo com o vermelho obtemos uma combinação ousada. Para um efeito mais clássico use com azul escuro. Já para ter um resultado mais informal, poderá ser usado um mais claro, por exemplo. 

 

Azul e rosa

azul

Foto: Autor Desconhecido

Essas duas cores se complementam de forma única! O décor fica alegre, cheio de vida e delicado, com rosa bem clarinho.

 

As opções são muitas! Mesmo que alguma cor que você queira usar não tenha aparecido aqui no post, vale a pena tentar! Ouse e busque o equilíbrio contrapondo objetos e pontos mais neutros se a cor for muito forte! Com essa cor é difícil alguma coisa não ficar agradável!

 

Leia mais:

Decoração Boho

Cor escura na parede

Decoração de ambientes com cores neutras e pastéis

Você pode gostar de ler também...