Decoração e Paisagismo

Quarto de casal fica incrível com cabeceiras almofadadas

Cabeceiras almofadadas dão um toque especial ao quarto

Nos dias de hoje, a maioria das pessoas prefere comprar uma cama box, tanto para quarto de casal quanto para quarto de solteiro.

Para garantir seu conforto e fazer valer o seu dinheiro, elas sabem da importância de escolher um bom modelo de colchão. Só que, nesse processo, existe um detalhe que passa despercebido: a cabeceira.

Como ela deveria ser? De qual cor, formato e material?

Descubra tudo isso agora mesmo!

Fonte: Patricia Campanari

Quando alguém adentrar no cômodo, logo de cara, a primeira coisa que notará é a cama e tudo que a envolve. Realmente, a cabeceira é um item que rouba bastante as atenções. Mas, ela não é só decorativa.

Sua função também é proteger a cabeça daquele que estiver deitado; e até o próprio móvel, de qualquer movimentação que o faça se chocar contra a parede.

Então, sabendo que o quarto é um dos cômodos mais importantes de uma casa, onde você passará mais tempo, lembre-se de primar sempre pelo conforto na hora de decorá-lo. Veja, no texto a seguir, as vantagens de escolher uma cabeceira estofada para cama. Quem sabe não é a alternativa que você buscava!

Fonte: Marlon Gama

Sobre as cabeceiras almofadadas

Uma cabeceira almofadada é capaz de deixar um quarto de casal mais elegante e aconchegante. No mercado, há peças prontas de vários tamanhos, cores, acabamentos, estampas e texturas.

A pessoa deve escolher um modelo que vá se adequar ao seu estilo de vida e necessidades; além de ficar em harmonia com o restante do espaço decorado – isso inclui a área livre disponível.

Fonte: Raduan Arquitetura e Rosana Pintor

Os modelos mais conhecidos

As cabeceiras estofadas mais conhecidas e usadas são as de botonê e capitonê. O primeiro é feito com botões ou tachas e saliências. O segundo, com fios dividindo retângulos salientes.

Fonte: Condecorar Arquitetura e Interiores

Os dois modelos são clássicos. Eles ficam muito bonitos em quarto de casal, pois dão um ar romântico à decoração. E seu acolchoado pode ser feito em diversos tecidos.

Fonte: Joana Deicke Maria Manoela Bento Pereira

“É (opção) clássica e muito confortável. Gosto muito das cabeceiras com botonês. Podem ser colocadas em ambientes românticos, vintages ou até mesmo nos modernos.” – arquiteta Nátali de Mello, em reportagem de Revista Zap Imóveis.

Fonte: Cristiane Mansur Wiazowski

Os tecidos mais usados

Geralmente, os decoradores preferem, nesse tipo de situação, usar uma cabeceira floral. Mas, uma lisa fica igualmente bonita – principalmente se na parede atrás tiver um revestimento em papel, por exemplo.

O suede é o tecido mais indicado. Ele é uma opção econômica, simples. Pode ser impermeabilizado. E transmitir, como o desejado, conforto e aconchego – independente da época do ano.

Fonte: Condecorar Arquitetura e Interiores

O veludo também é uma opção para cobrir a cabeceira estofada. Porém, é um tecido que esquenta e agarra mais o pó. Depois, tem o linho, que requer mais manutenção, mas é resistente e garante conforto térmico, seja no inverno ou verão.

E por fim, o couro – natural ou sintético. Ele fica lindo tanto em propostas modernas quanto rústicas – por isso está sempre em alta na decoração.

Fonte: Marília Veiga

Combinando as cabeceiras almofadadas com as decorações para quartos de casal

Pode-se perceber que há inúmeros modelos de cabeceiras almofadadas. Tradicionalmente, elas são horizontais – um pouco mais largas ou compridas que as camas, funcionando como encostos ou proteções laterais.

Algumas são como uma longa almofada. Outras já são divididas em placas pequenas. E ainda há aquelas montadas na vertical, como um painel que vai até o teto, dando a impressão de que há um pé-direito mais alto.

Fonte: Maria Laura Coelho

Toda a escolha vai depender do gosto do proprietário e da proposta decorativa. A única coisa não negociável, nesse caso, é a espessura da cabeceira, que fará relação com a área útil do quarto.

Quanto menor for o ambiente, mais fina tem de ser a peça. Agora, se o local dor amplo, pode-se usar uma placa mais volumosa, com mais preenchimento de espuma.

Fonte: Marcia Acaro

Quanto à cor e estampa da cabeceira almofadada, elas podem combinar com a roupa de cama ou com o revestimento da parede do quarto do casal.  Pode ser em cinza, bege, azul e até em preto, tanto faz.

Claro que cores mais vivas e alegres, como o vermelho e o rosa, combinam mais com a temática desse tipo de decoração. Mas, novamente citando, tudo vai depender do gosto da pessoa.

Depois de todas essas dicas, aposto que está com vontade de experimentar uma cabeceira almofadada em seu quarto. Vamos lá, não deixe esse projeto para depois!

Estas dicas de como usar cabeceiras almofadadas em quartos foram criadas pela equipe Viva Decora.

 

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...