Decoração e Paisagismo

Casa de praia: saiba quais são os melhores móveis

Seja para passar os fins de semana ou mesmo para fugir do estresse das grandes cidades: ter uma casa de praia é uma ótima alternativa para aliviar as tensões e relaxar. Parece até que o ar mais puro, o contato com natureza e o barulho do mar ajudam a alcançar um patamar de tranquilidade superior. Para decorar sua casa de praia, no entanto, é essencial que os móveis sejam resistentes a alguns inimigos naturais e inevitáveis: a maresia e a umidade do ar estão por toda a parte, inclusive, afetam móveis, roupas e acessórios, principalmente os de ferro. Mas como fazer com que os móveis durem mais neste ambiente? Para te ajudar a decorar seu espaço, o Blog Lopes separou algumas dicas sobre como escolher os melhores móveis para sua casa de praia. Veja só!

 

Área externa

das

Não tem jeito. Os móveis que ficam na área externa da casa podem sofrer mais efeitos da maresia (gotas muito pequenas de água do mar que, em forma de vapor, circulam pelo ar com o vento, nas áreas do litoral) e também da umidade do ar. Desta forma, ter móveis com estrutura em fibra sintética, madeira ou pedra é a melhor opção em durabilidade. Além disso, se a opção para decorar for móveis de madeira, é necessário que uma proteção impermeabilizante, à prova não somente da infiltração da maresia e umidade, mas que também proteja seus móveis de insetos e raios do sol. Há também a preocupação com o tecido escolhido para estes móveis. O ideal é escolher os que possuem as fibras mais fechadas, com tramas mais fortes e que ainda tenham camadas de produtos para ficar impermeabilizado. Evite usar couro ou sintéticos similares a este material, pois ficam danificados com muito pouco tempo de uso.

 

Cozinha sem ferrugem

das2

O maior cuidado com os móveis que ficarão na cozinha de sua casa de praia é que, expostos a umidade do ar (mais a do ambiente em si), estes têm que ser mais robustos para não enferrujar facilmente. Portanto, vale a pena prestar atenção nas ferragens e dobradiças de armários, mesas e cadeiras. Vale também investir em dobradiças e corrediças que sejam de alumínio e aço ou outros metais de liga leve. Cobrir os móveis com resinas protetoras ajuda na conservação e ainda trazem um brilho especial à peça. Além disso, por geralmente ficarem muito tempo fechados, o ideal é ter armários que possuam saídas de ar. Com a ajuda de um montador de móveis especializado, os armários podem ocupar os espaços de destino, ficando mais resistentes e firmes nos locais em que forem instalados e ainda com peças que sejam anti-mofo e maresia.

 

Sala aconchegante

das3

Os móveis para a sala podem ser muito confortáveis, bonitos e resistentes aos efeitos da maresia. Os estofados, por exemplo, podem ser de tecido mais suave e com tramas bem amarradas, para que a umidade não os destrua. Um bom exemplo está no tecido do tipo aquablock, pois são confortáveis, bonitos e ainda não permitem que a água e sujeira penetrem no estofado. Além disso, evitar o couro e os sintéticos, bem como os emborrachados, garante o sucesso e conforto de quem ocupar o ambiente. Na casa de praia geralmente estamos com roupas mais curtas e o contato com estes materiais não fica agradável no calor.

 

Banheiro com vidro e cerâmica

das4

Se os ambientes da casa de praia são naturalmente úmidos, imagine o banheiro? É exatamente este o cômodo mais suscetível a proliferação de mofo. Desta forma, o cuidado com móveis de madeira e dobradiças de ferro devem ser redobrados. Os móveis de madeira, se for sua opção, aqui tem quase que obrigação de receber a camada protetora de resina ou verniz. No entanto, para evitar dores de cabeça futuras, que tal apostar em móveis de vidro ou até mesmo itens de cerâmica? Ficam lindos, deixam o ambiente bem decorado e ainda não deterioram com o tempo.

 

Quartos em tons claros

das5

Com os mesmos cuidados citados anteriormente, os quartos da casa devem ser arejados e com móveis em tons mais claros. A recomendação é para que o calor do ambiente não o deixe tão abafado, pois os quartos tendem a absorver mais calor, por ficarem mais tempos fechados. Portas vazadas nos armários auxiliam na ventilação e impedem que o mofo se acumule.

 

Para proteger todos os ambientes

Agora que sua casa de praia está decorada, confortável e livre de mofos, ações de maresia, o último toque vai para a conservação dos ambientes. Por isso, mantenha todos os móveis bem limpos sempre que possível. Para o caso de casas que fiquem muito tempo fechadas, cobrir toda a mobília com um pano, ajuda a evitar que as minúsculas partículas de maresia entrem em contato direto com os móveis. Além disso, para que a durabilidade destes móveis esteja garantida, vale uma pintura especial em um tempo mediano de três em três anos. Assim, sua casa será sempre um sonho de aconchego, conforto e requinte. Aproveite!
Autor: Adriana Lima– 24 anos, jornalista e apaixonada por decoração

 

Você pode gostar de ler também...