Decoração e Paisagismo

Cobogó – o clássico revisitado

1

2

 

O Cobogó é um elemento vazado originalmente criado em Recife por três engenheiros, para a facilitar a entrada de luz e ventilação aos ambientes e aos mesmo tempo trazer privacidade aos usuários sem acabar com a interação com o ambiente externo. Foi muito utilizado pelos modernistas brasileiros na década de 50 e virou marca na arquitetura de Lúcio Costa quando fazia referência à arquitetura Colonial. Outros arquitetos que utilizaram muito o Cobogó em suas obras foram: Affonso Eduardo Reidy, Oswaldo Bratke, Marcio Kogan e claro, o inconfundível Oscar Niemeyer.

Inicialmente produzido em cimento foi se adaptando às novas tecnologias e hoje é fabricado em vários materiais: resina, plástico, cerâmica, louça e o clássico concreto; podendo algumas vezes ser de madeira ou metal.  A escolha do bloco vazado ideal para a sua casa vai depender da proposta arquitetônica para ela ou ambiente em que será utilizado, pois possuí vários estilos; retrô, colorido, arrojado e clássico. E podem ser aplicados tanto nos interiores como nos exteriores residenciais e comerciais.

3

Possui várias cores, modelos, tamanhos e valores. Um bloco de cimento custa de 3,00 a 25,00 a unidade. Já um bloco de louça mais elaborado fica de 32,00 a 45,00 a unidade. Os mais arrojados podem custar 480,00 o metro quadrado. Nem sempre o mais caro é o mais bonito e com mais qualidade, o bloco escolhido vai depender do projeto. Na sua colocação tem que ter muita atenção, e ter calma no assentamento das peças, pois são delicadas e precisam ser feitas da maneira correta para ficarem seguras.

4

5

6

7

8

9

10

11

 

Alguns exemplos das aplicações de Cobogós nos exteriores residenciais e comercias. Esses elementos vazados conferem muito charme, garantem uma iluminação rica e conferem proteção solar (quando utilizado para esse fim). Além de acabarem com a monotonia das fachadas e muros. Nas fachadas se usa muito placas perfuradas que tem o mesmo sentido do elemento vazado, mas isso fica para um próximo post.

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

Essas são algumas formas de se utilizar nos interiores. Servindo tanto para divisória de ambientes, como para elemento decorativo no ambiente em que se encontra.

 

 

Você pode gostar de ler também...