Decoração e Paisagismo

Como as cores afetam o humor na decoração da casa

Além de elementos decorativos, as cores afetam o humor e despertam sentimentos diversos na forma de agir, pensar e sentir das pessoas.

Quando pensamos no tempo que passamos em cada ambiente fica claro que é preciso tomar cuidado na escolha de cor da decoração, pois ela pode influenciar os sentimentos inconscientemente.

A forma que cada cor afeta o comportamento pode variar para cada indivíduo ou cultura, mas certas cores tendem a despertar reações similares na maioria das pessoas, variando apenas as tonalidades usadas.

Amarelo

Cores afetam o humor

O amarelo é frequentemente associado à felicidade e energia, funcionando bem em cozinhas e salas de jantar. Como é uma cor inspiradora e calorosa, também é indicada para corredores e hall de entrada, levantando o humor logo ao entrar na casa. O ideal é saber dosar a cor, porque um exagero pode atrair inquietação e estresse.

Azul

Cores afetam o humor

O efeito calmante do azul traz tranquilidade a quartos e banheiros. A cor é associada com produtividade, foco e inteligência, sendo uma boa opção para salas de estudo e home office. É importante acertar no tom: o azul escuro pode despertar o sentimento de tristeza, enquanto o azul claro estimula o relaxamento.

Vermelho

Cores afetam o humor

O vermelho aumenta a adrenalina e pode ser usado quando você quer excitação. Quando usado na sala de estar, aproxima as pessoas e estimula a conversa, enquanto na sala de jantar desperta o apetite. Quando usado em excesso, a cor pode causar raiva e sentimentos negativos.

Verde

Cores afetam o humor

Muito relacionado à saúde e bem-estar, o verde é um relaxante natural. A cor vai bem na maioria dos cômodos, sendo recomendada para quando se quer trazer conforto e frescor.

Rosa

Cores afetam o humor

Os tons de rosa promovem reações diversas: o rosa claro é sereno, sendo a primeira opção para quartos de meninas, enquanto o rosa choque é ousado, normalmente associado à moda.

Para uma casa harmoniosa e de astral equilibrado, lembre-se de nossas dicas na hora de escolher a paleta de cores da decoração.

 

Veja também:

+ 5 combinações de cores para harmonizar sua decoração

+ As cores certas para expandir imóveis pequenos

+ Cores para o quarto do bebê

 

Você pode gostar de ler também...