Decoração e Paisagismo

Como escolher o aquecedor elétrico ideal para sua casa

O Inverno anuncia sua chegada e então começamos a nos preocupar com o frio que podemos passar dentro de nossos lares. Muitas pessoas adoram esta estação mais fria do ano, mas passar frio dentro de casa, seja para trocar de roupa ou para tomar banho, ninguém merece, não é mesmo?

E assim inicia a corrida pelos aparelhos elétricos à venda no mercado. Mas a partir disso vem a dúvida: “Qual aparelho devo comprar?”, “Qual é o ideal para o meu ambiente?”, “Qual o custo de cada um?”

Este artigo falará sobre os aparelhos elétricos portáteis, muito utilizados nos ambientes internos. Existem diversas opções: aquecedor à resistência, também chamado popularmente de elétrico, termoventilador, aquecedor a óleo, cerâmico e o ar-condicionado.

Todos eles seguem o mesmo princípio: aquecem o ar e dissipam para o ambiente, além de usarem a eletricidade para funcionar. A diferença está em como cada um gera esse aquecimento.

Tipos de aquecedor

 Aquecedor elétrico (à resistência)

Os aquecedores elétricos funcionam a partir de uma resistência e são os que aquecem mais rápido. São práticos e leves de transportar.

Desvantagens: por haver resistência, ele queima o oxigênio ressecando o ar do ambiente. São os modelos que mais gastam energia.

Existem dois tipos destes aquecedores

 1. Aquecedor elétrico à resistência incandescente:

É o mais barato do mercado e o preço varia de acordo com o seu tamanho e potência. A resistência fica aparente sob uma tela de proteção e, ficando mais próxima do ar, aquece mais rápido o ambiente.

Não emite nenhum ruído.

Estes aquecedores são ideais para ambientes pequenos pois o calor emanado se concentra nas proximidades do aparelho, não atingindo boas distâncias.

aquecedor

aquecedor

2. Termoventilador:

É um outro tipo de aquecedor elétrico à resistência. Funciona como um ventilador, porém tem a resistência acoplada na hélice para aquecer. Desta forma, a resistência produzindo calor, a ventilação auxilia o ar quente a se dissipar, aquecendo o ambiente com maior facilidade e alcance.

Possui a vantagem de regular a potência e há também a opção de ar frio para os dias quentes, como um ventilador comum. Emite ruído de um ventilador.

O preço também costuma ser baixo.

Indicado para ambientes pequenos a médios.

aquecedor

aquecedor

Aquecedor a óleo

Este tipo de aquecedor é silencioso e não resseca o ar. Seu preço é mais elevado, porém é econômico, por volta de 15% mais de economia que os elétricos.

O óleo é aquecido pela eletricidade no interior do radiador do aparelho (assemelha-se a uma sanfona) e emana o calor para o ambiente. Como o óleo leva um certo tempo para ser aquecido, demora um pouco a esquentar o ambiente. Entretanto, é eficiente, depois do óleo aquecido, o calor permanece por mais tempo.

Existem modelos com termostato, dispositivo com regulagem automática destinado a manter a temperatura constante. Outros ainda possuem controle remoto e função “timer” para programar o tempo de funcionamento do aquecedor. A maioria destes aparelhos possuem 3 níveis de potência: baixo, médio e alto.

Indicado para ambientes pequenos e médios.

 

aquecedor

aquecedor

Aquecedor cerâmico

Este tipo de aparelho esquenta rápido pois o elemento cerâmico, aquecido pela eletricidade, retém o calor gerado que depois é dissipado para o ambiente através de uma ventoinha.

É mais econômico que os aquecedores elétricos e alguns modelos podem ser fixos na parede. Alguns deles vêm com controle remoto, funções “timer” e programação de temperatura.

Ressecam menos o ar que os modelos elétricos.

Desvantagem: são um pouco barulhentos, o ruído é semelhante ao do ar-condicionado.

Seu preço é um pouco elevado.

aquecedor

aquecedor

aquecedor

Ar-condicionado

Nos modelos que possuem ciclo reverso, também chamados de ar-condicionado frio/quente, eles aquecem ou resfriam.

Possuem custo elevado e consomem energia elétrica, porém são bastante eficientes em aquecer ambientes.

Como todo ar condicionado, ressecam o ar.

Indicado para ambientes médios a grandes.

aquecedor

 

Até breve.

Que sua casa seja adorada!

 

Você pode gostar de ler também...